scfv.JPG
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SDS) apresenta um documento com orientações para a retomada das atividades presenciais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) em Santa Catarina , quando for possível, durante a reunião online da Comissão Intersetores Bipartite (CIB) nesta terça, 8 de dezembro. O trabalho foi realizado em parceria com a Federação Catarinense dos Municípios e Associações de Municípios (Fecam/Coas) e o Colegiado Estadual de Secretários Municipais de Assistência Social (Coegemas).
O documento será disponibilizado para todas as Secretarias Municipais de Assistência Social e em 2021 será realizada uma capacitação sobre o assunto.

“ As atividades coletivas do SCFV foram suspensas devido à pandemia e vamos apresentar as diretrizes para um retorno seguro, assim que for possível, para que os municípios já tenham essa orientação “ , disse a Diretora de Assistência Social da SDS, Luciane dos Passos.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um serviço realizado em grupos, organizado a partir de faixas etárias e de acordo com as necessidades do ciclo de vida para ampliar trocas culturais e vivencias. O objetivo é complementar o trabalho social com as famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social.

É um serviço voltado para crianças e adolescentes de zero a dezessete anos, adultos entre dezoito e cinquenta e nove anos e idosos em situação de vulnerabilidade ou risco social. O SCFV é ofertado por meio de busca ativa; encaminhamento da rede socioassistencial ou encaminhamento das demais políticas públicas e é baseado nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).