Imagem Padrão Notícias 01

Os representantes do Fórum Estadual de Economia Solidária estão reunidos no Hotel Brisamar, em, Florianópolis, até terça-feira, 26, para legitimar o Plano Estadual de Economia Solidária. O plano contém a normatização para o setor e será encaminhado para a Assembleia Legislativa para que seja transformado em projeto de lei.

“A oficialização do plano facilita a busca de recursos pelos empreendedores da economia solidária”, lembra o Diretor de Trabalho, Emprego e Renda da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST). Participam do encontro 10 lideranças regionais, técnicos da SST e do Conselho Estadual de Artesanato e Economia Solidária.

No Estado, a SST desenvolve projetos de economia solidária. O Fazendo Renda, por exemplo, qualificou 786 mulheres e artesãs em 17 municípios em 2015; além de uma comunidade quilombola em Balneário Camboriú. Entre os cursos ministrados estão o de artesanato, patchwork, pintura em tecido e fibras naturais. O projeto segue até agosto de 2016 com recursos do governo federal, por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidária. “Essa é uma ação que promove o desenvolvimento local para a superação da pobreza com a geração de trabalho e renda”, destaca o secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Geraldo Althoff.

Economia solidária - Os projetos de economia solidária são baseados nos princípios de cooperação, solidariedade, inserção social e econômica. São atividades como cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário.
FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito