eea118de-97f7-41a6-af88-ce214c1fdd2d_2.JPG

A Secretariade Estado do Desenvolvimento Social, por meio da Diretoria de Assistência Social, alerta os municípios de Santa Catarina sobre a necessidade de mobilização das equipes para vigilância socioassistencial em relação ao risco de desastres em função das fortes chuvas, principalmente nos locais que ainda se recuperam dos danos de dezembro de 2020. “Nosso papel é oferecer apoio técnico aos municípios tendo em vista a ocorrência de fortes chuvas que devem estender-se pelos próximos dias”, disse a Diretora de Assistência Social da SDS, Luciane dos Passos.

A equipe da SDS participa do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC), da Defesa Civil de Santa Catarina. “O grupo atua na gestão das situações de crise, integrado às diversas instituições governamentais com foco em respostas rápidas à população atingida por eventos adversos. Estamos à disposição dos municípios para orientação e suporte na operacionalização de atendimento à população. Desejamos que sejam mínimos os impactos sofridos nesse momento, já tão complexo devido à pandemia do novo coronavírus”, lembra o Gerente de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, Maicon de Medeiros, representante da SDS no grupo.

Atuação – A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social atua no apoio e orientação aos municípios de Santa Catarina. Foi o que ocorreu no fim de 2020, por exemplo, quando prestou assistência técnica aos municípios atingidos pela enxurrada, em especial a Presidente Getúlio – um dos mais afetados. Além disso, a SDS também trabalha em conjunto com outros órgãos em função dessas ocorrências.