FONSEAS.jpg

FONSEAS01.JPG

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social participa das reuniões virtuais do Fórum Nacional de Secretários/as de Estado da Assistência Social (Fonseas) e da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), que acontecem nesta terça e quarta, 26 e 27 de janeiro. A secretária Arlene Sousa da Silva Villela e a Diretora de Assistência Social, Luciane dos Passos, participaram do Fórum que precede a Reunião Ordinária da CIT.

Entre os principais assuntos do encontro do Fonseas estão a apresentação, pela Camada Técnica, dos resultados da pesquisa sobre cofinanciamento da Política de Assistência Social, realizada junto aos estados; o preenchimento de cargos vagos na direção do Fonseas e nas representações na Comissão Intergestores Tripartite por alteração de gestores estaduais e a apresentação do documento elaborado pela Câmara Técnica do Fonseas com a participação de Coordenadores Estaduais do Cadastro Único dos Programas Sociais sobre as Mudanças na Gestão do CADÚNICO e do Programa Bolsa Família, entre outros.

CIT - A Comissão Intergestora Tripartite (CIT) é um espaço de articulação e expressão das demandas dos gestores federais, estaduais e municipais. A comissão é formada pelas três instâncias do Sistema Único de Assistência Social (Suas): a União, representada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS); os estados, representados pelo Fórum Nacional de Secretários de Estado de Assistência Social (Fonseas); e os municípios, representados pelo Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas).