eb30ceeb-cdce-41a1-9b86-48de2a91ea21.JPG46cc258c-5b21-4530-bbea-2e67c6cedb2a.JPG

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social entregou seis câmaras frias para a agricultura familiar para Chapecó, Pinhalzinho, Bom Retiro, Lages, Canelinha e Xanxerê – uma para cada município. Os equipamentos são para modernizar as Centrais de Recebimento da Agricultura Familiar e armazenar a alimentação.

“Como sempre falo, o que estamos fazendo é cuidar das pessoas, essa ação de entrega nos municípios prova isso, o benefício às famílias será de grande impacto, e temos certeza que essa entrega fortalece as famílias e nosso Estado”, relatou o Secretário do Desenvolvimento Social, Claudinei Marques.

As câmaras frias foram entregues aos municípios habilitados no Projeto de Apoio à Modernização das Centrais de Recebimento e Distribuição de Produtos da Agricultura Familiar do governo federal no qual o estado de Santa Catarina foi contemplado em 2014. Os equipamentos também vão garantir condições adequadas de funcionamento, facilitar o acesso ao mercado consumidor e contribuir para o fortalecimento de mercados agroalimentares curtos; além de facilitar a logística e a infraestrutura para que as centrais possam recepcionar, conferir a quantidade e qualidade dos gêneros alimentícios entregues, armazenar e distribuir para o consumo na rede pública de ensino, socioassistencial, saúde, entre outros.

“Esse é um investimento muito importante, que beneficiará tanto o agricultor quanto o consumidor. Ficamos muito felizes em poder fazer essa entrega”, acrescentou o secretário adjunto, Daniel Netto Cândido.

A agricultura familiar é desenvolvida em pequenas propriedades rurais e recebe esse nome porque é realizada por grupos de famílias. A colheita dos produtos é para o consumo das famílias e de parte da população. Nesse processo são utilizadas técnicas de cultivo e extrativismo que englobam práticas tradicionais e de conhecimento popular. Além disso, a agricultura familiar colabora para a geração de renda e emprego no campo e melhora a sustentabilidade das atividades no setor agrícola.