7bb3dc0c-fa8f-4f1b-ae9d-4b354d9d3c7a.jpg

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SDS) realizou juntamente com o Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência SocialCoegemas/SC, a 1ª Reunião  Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite – CIB. Na pauta do encontro realizado por videoconferência, apreciação e aprovação da ata da reunião plenária anterior, composição dos membros da CIB e Câmara Técnica, Calendário das reuniões da CIB 2021 e levantamento dos saldos em conta - recursos estaduais, plano de vacinação - Servidores do SUAS/SC, recomendação para concessão de Benefícios eventuais em pecúnia (Cartão), atendimento aos imigrantes e população indígena e outros informes da Secretaria de Desenvolvimento Social – SDS e  Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social – Coegemas/SC.

Transborde do INSS e sobre as conferências de Assitência Social que devem ocorrer este ano.

Na ausência do secretário Claudinei Marques, que no momento da reunião estava em Três Barras fazendo a entrega de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), construído com recursos do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, o secretário adjunto Daniel Netto Cândido, participou da reunião que durou aproximadamente quatro horas.

Participaram da reunião a diretora de Assistência Social Luciane dos Passos,  o gerente de Gestão do Financiamento da Assistência Social, Caio Cavichioli e a Gerente de Proteção Social Básica, Maristela dos Santos. Da mesa diretora do Coegemas, participaram a presidente, que é  secretária de Assistência Social de Florianópolis, Maria Claudia Silva, o secretário Thiago Cazara, de Capinzal e Oscar Casico Grotmann, secretário de Blumenau.

O secretário adjunto destacou o trabalho dos servidores da SDS, que mesmo com equipes reduzidas, tem sido intenso. Além disso, citou as obras de 8 CRAS , 2 CREAS e um centro de idosos que serão construídos em outro modelo. “Em consenso com o Governo, eu e o secretário Claudinei solicitamos mais agilidade e menos burocracia, dessa forma será via convênio com o Município, que ficará responsável por executar a obra”.

Cândido acrescentou que tanto ele, quanto Claudinei tem como objetivo dar total apoio aos municípios. “Temos o mesmo sentimento dos municípios, estaremos aqui com os olhos e coração em vocês. Já fui prefeito e sabemos muitas das necessidades. Queremos dar total apoio e suporte”.

A reunião foi aberta para toda Santa Catarina e contou com a participação de mais de 120 municípios.

"Ficamos muito satisfeitos com o encontro. Foi extremamente produtivo, pois os municípios participaram e trouxeram suas demandas para assim podermos atendê-los com os encaminhamentos necessários enquanto gestão estadual”, avaliou a diretora da Diretoria da Assistência Social, Luciane dos Passos.

Cofinanciamento 2021

Minutos antes da entrega do CRAS , o secretário Claudinei Marques participou da abertura da reunião e destacou que o Cofinanciamento Estadual 2021 será debatido numa extraordinária com pauta exclusiva sobre o tema, no próximo dia 29 de março. “Desejo uma ótima reunião a todos e contem com nosso trabalho”.

Sobre a CIB

A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) é uma instância de negociação e pactuação da operacionalização do Sistema Único de Assistência Social (Suas) no Estado. Fazem parte desta comissão seis representantes da gestão estadual e seis representantes da gestão municipal, indicados pelo Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS). As reuniões ordinárias da CIB são abertas a todos os interessados.

0462b6e9-fcfd-472e-a244-c34d5d45d762.jpg

6c849bf9-d284-414a-9b84-7c655c9cd124.jpg