Aula_AP_consultorias.png

Estudantes do curso de Administração Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis, apresentaram nesta quinta-feira, 8, o resultado de cinco consultorias para a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SDS), atendendo a demandas apresentadas pelo órgão. As apresentações foram feitas aos gestores da secretaria por videoconferência.

As gestoras da Diretoria de Direitos Humanos, Fabiana de Souza, Roseane Zacchi Colasante e Regina C.  Da Silva Suenes e o gestor da Diretoria de  Assistência Social, Maicon de Medeiros, falaram da importância da consultoria.

"O trabalho realizado junto a Udesc foi de grande relevância: primeiro porque proporciona à formação acadêmica, a interlocução entre práticas e saberes, considerando o lócus da gestão pública um campo de investigação-ação; segundo porque à gestão pública, corrobora ao diagnóstico das ações, projetos, programas e serviço que possam promover e fortalecer políticas públicas  que garantam a dignidade da pessoa humana", comentaram os colaboradores da SDS.

As consultorias foram desenvolvidas por uma turma de 35 estudantes da última fase do curso, divididos em grupos que se dedicaram ao atendimento de cada demanda apresentada pela SDS. A atividade faz parte da disciplina Teoria e Prática de Administração de Serviços Públicos, ministrada pela professora Sulivan Fischer.

O Secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Claudinei Marques agradece pelo apoio da Udesc Esag com a SDS.

“Esse resultado traz diretrizes que vão nortear melhor o trabalho da SDS e vai nos trazer resultados extremamente positivos para nosso Estado”, relata o secretário Claudinei Marques.

Um dos grupos realizou uma pesquisa de boas práticas no uso de emendas impositivas aprovadas pelo Legislativo no orçamento estadual, com recursos direcionados à área de desenvolvimento social. Também inclui formas de prestar suporte aos municípios, por meio de capacitações. Esse trabalho contou apoio da professora Ivoneti Ramos, que leciona Finanças Públicas.

"Esse projeto é de uma importância imensurável dentro da perspectiva da gestão fiscal. O tema é recente e quanto antes forem estabelecidas diretrizes de gestão, com critérios para a proposição de emendas voltadas à realidade social, maiores as chances de maximização da aplicação dos recursos", afirma a professora Ivoneti Ramos.

Os outros grupos atuaram em temas relacionados à proteção, promoção e prevenção dos direitos das mulheres; mapeamento da rede de serviços para atendimento aos imigrantes; criação de um guia explicativo para doação de parte do Imposto de Renda para o Fundo Estadual do Idoso (FEI) e elaboração de projeto para a Política do Idoso.

“Esta atividade permite aprendizagem mútua entre gestores – que estão na linha frente e conhecem em profundidade a realidade, as necessidades e os problemas da política – e estudantes, que nessa interação, colaboram para o aprimoramento da gestão, levando novos repertórios, novas metodologias”, avalia a professora Sulivan Fischer.

Acesse o link e conheça o curso de Administração Pública da Udesc Esag: udesc.br/esag/administracaopublica

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito