Pacto_Nacional_de_Implementação_dos_Direitos_da_Pessoa_Idosa .jpeg

Nesta segunda, 7 de junho, acontece a webconferência sobre o Pacto Nacional de Implementação dos Direitos da Pessoa Idosa  a partir das 14h. A transmissão será feita por meio do canal do Youtube da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social.

O objetivo é apresentar aos gestores municipais, secretários municipais de assistência social, servidores responsáveis pela política do idoso e representantes do conselho municipal do idoso o Pacto Nacional de Implementação dos Direitos da Pessoa Idosa e destacar a importância de adesão dos municípios catarinenses. Está prevista a participação do Secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, Antônio Fernandes Toninho Costa.

O Secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Claudinei Marques, destacou sobre o papel do idoso no estado Catarinense. “A pessoa idosa merece o nosso respeito e carinho. Em Balneário Camboriú tem uma secretaria responsável pela pessoa idosa, o que oferta maior qualidade e cuidado para com quem tanto já fez por nossa sociedade. Queremos exemplos como esse se espalhando por todo nosso Estado cada vez mais.  O governador Carlos Moisés tem um olhar muito especial para a pessoa idosa, pois tem esse mesmo entendimento,” exaltou o secretário Claudinei Marques.

A Presidente do Conselho Estadual do Idoso, Ariane de Campos Angioletti, falou sobre a importância do Pacto “O pacto trará mais uma oportunidade de qualificação dos conselhos e o CEI estará acompanhando e colaborando para que o máximo de conselhos municipais participem. É importante lembrar que, além da capacitação, é preciso instrumentalizar os conselhos municipais. Espero que este movimento também traga ao debate a necessidade de apoio de infraestrutura e de pessoal. A atuação do conselho municipal depende destes dois fatores: conselheiros capacitados e estrutura operacional,” relata Ariane.

Pacto - O objetivo geral do Pacto Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (PNDPI) é assumir um compromisso formal entre os governos federal, estadual e municipal de implementarem as principais políticas públicas de promoção e defesa dos direitos das pessoas idosas, que estão previstas no Estatuto do Idoso. Dentre os objetivos específicos estão o de difundir a Política Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em especial o Estatuto do Idoso, em território nacional; ampliar o número de Conselhos dos Direitos das Pessoas Idosas e reduzir o índice de violência contra a pessoa idosa.