O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) e da Agência de Desenvolvimento Regional de Tubarão, entrega nesta quarta-feira, 29, uma nova unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para Jaguaruna. No total serão 117 novas unidades (89 Cras e 28 Creas) que integram o Pacto pela Proteção Social com investimento total de R$ 34 milhões.

A obra teve investimento de R$ 374.371,53 e foi construída em terreno cedido pela prefeitura. A gestão do equipamento será de responsabilidade da Assistência Social do município com equipe de assistentes sociais, psicólogos e, eventualmente, advogados. Cada Cras tem, em média, 169 metros quadrados e será entregue pelo Estado completamente mobiliado.

“Mais importante que os recursos empregados são as ações que serão prestadas para a população em vulnerabilidade social do município com foco na prevenção”, destaca o secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Geraldo Althoff.

O Cras é uma unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas) com objetivo de prevenir ocorrências de vulnerabilidade social decorrente da pobreza ou privação como ausência de renda ou fragilização de vínculos afetivos ou relacionados a discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, entre outras.

Jaguaruna tem população estimada de 18.980 habitantes e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,644. Quanto mais próximo de 1, mais alto é o desenvolvimento do município.

Serviço:
29/6 - Entrega do Cras de Jaguarna às 11h na rua Laurino Joaquim dos Santos (Fundos do Posto de Saúde Central).