fotonoticia_31082021_Lancamento_Site_Observatorio_Violencia_contra_Mulher_BC9_02.jpg

Já está no ar o site do Observatório da Violência contra Mulher de Santa Catarina (OVM/SC). O evento de lançamento da página foi realizado na tarde desta terça-feira (31), na Assembleia Legislativa, na presença de representantes das instituições que integram o comitê gestor do órgão criado em março deste ano.
O objetivo do site é ser uma ferramenta na qual a vítima de violência possa consultar para obter as orientações necessárias sobre como e onde pode ser feita a denúncia. O endereço do site do OVM/SC é: ovmsc.alesc.sc.gov.br . Nele estão informações como a legislação de proteção às mulheres, os endereços dos conselhos municipais de defesa dos direitos das mulheres, os dados sobre violência, a rede de proteção existente nos municípios, além de um espaço fixo, na página inicial do site, com telefones para denúncias e registros de boletim de ocorrência virtual.
As representantes das instituições que integram o comitê gestor do OVM, como a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SDS), ressaltaram a importância do site para a elaboração de políticas públicas contra a violência contra a mulher. Larissa Dias Barreira e Fabiana da Souza, representantes da SDS, destacaram a relevância do site da OVM na construção e aprimoramento de políticas públicas e consideraram que o trabalho desenvolvido em Santa Catarina serve de exemplo para outros estados.
Já a defensora pública Anne Teive Auras classificou o site como “instrumento valioso” na efetivação do observatório. E a procuradora de Justiça Cristiane Boell afirmou que a página é o “coração do observatório” por integrar informações e divulgar os serviços de enfrentamento e acolhimento. Ela destacou a necessidade de atualização e aperfeiçoamento constante do site.
A procuradora do Ministério Público de Contas (MPC) Cibelly Farias considerou que o site é essencial para a formulação de políticas públicas adequadas. “Representa um marco no combate à violência, visando coibir essa nefasta prática que persiste há séculos na nossa sociedade.”
Rejane Sanchez, da Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB-SC), classificou o lançamento como um “momento emblemático” no enfrentamento da violência contra a mulher, a qual considerou uma pandemia. “É a mais cruel forma de opressão e discriminação contra o ser humano.”
A delegada da Polícia Civil Patrícia Zimmermann considerou que o site do OVM é um objeto importante para tornar claro à população o que tem acontecido com a mulher vítima de violência. “É preciso trazer esses números ao conhecimento do público”, disse. “O observatório esclarece não apenas o lado criminal, mas a rede de apoio à mulher.”
A professora Teresa Kleba, do Instituo de Estudos de Gênero (IEG) da UFSC, afirmou que o site representa uma grande conquista para os órgãos públicos, para o meio acadêmico e para os movimentos de mulheres, “pois fornecerá dados para a construção de indicadores que permitirão a elaboração e a validação de políticas e ações de prevenção”. Ela também defendeu a necessidade da atualização constante do site e o reconhecimento dos gestores públicos.

Com informações e foto da AGÊNCIA AL

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito