Fonseas-CIT.jpg

O Secretário de Estado do Desenvolvimento Social, de Santa Catarina (SDS-SC), Claudinei Marques, assume por mais um ano a vice-presidência do Fórum Nacional de Secretários de Assistência Social – Fonseas, representando a Região Sul, composta ainda pelo Rio Grande do Sul e Paraná.

Além desta função, Marques reassume também como membro titular da Comissão Intergestores Tripartite (CIT). A definição da nova diretoria do Fonseas foi realizada durante reunião em Brasília, nesta terça-feira (28).

Na ocasião, o secretário agradeceu pela confiança e pela oportunidade de trabalhar ainda mais pela região Sul. “Receber essa missão, mais uma vez, nos deixa bastante honrados, e também conscientes de que o trabalho que realizamos precisa ser melhor e consciente do papel de articular e divulgar o trabalho desenvolvido pelo Fonseas, assim também como estar à frente da CIT, que nos coloca na posição de mostrar cada vez mais como Santa Catarina pode contribuir com nosso país”, exalta Claudinei Marques.

A Diretora de Assistência Social de Santa Catarina, Luciane dos Passos, representou o Secretário no evento em Brasília e comentou sobre a importância do Estado participar das reuniões do Fonseas.

“A SDS é responsável pela condução da política de Assistência Social em Santa Catarina, desta forma é essencial a participação nos espaços de interlocução, articulação, pactuação e deliberação do Suas a nível nacional para que tenhamos uma política pública forte em nosso país. Nestes espaços os Estados e os municípios se fortalecem por meio dos debates, trocas de experiências e proposição de pautas necessárias à Assistência Social."

O Fórum

O Fórum Nacional de Secretários de Estado de Assistência Social (Fonseas) é uma instância de articulação política das Secretarias Estaduais de Assistência Social do Brasil e tem como objetivos discutir, negociar e pactuar sobre as ações da assistência social; avançar e acelerar o processo descentralizado e participativo da assistência social; e consolidar a articulação entre as Secretarias Municipais para melhorar a cobertura e a eficiência das ações, evitando a fragmentação e a dispersão de recursos.

A Comissão Intergestores Tripartite (CIT) é um espaço de articulação entre os gestores (federal, estaduais e municipais), a fim de viabilizar a Política de Assistência Social, caracterizando-se como instância de negociação e pactuação quanto aos aspectos operacionais da gestão do Sistema Descentralizado e Participativo da Assistência Social. A CIT e a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) têm caráter deliberativo no âmbito operacional na gestão da política.

A CIT é constituída pelas três instâncias gestoras do sistema: a União, representada pela então Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), os Estados, representados pelo Fonseas, e os municípios, representados pelo Congemas.