WhatsApp_Image_2021-10-01_at_13.40.59.jpeg

“Vocês não têm noção da importância disso e como irão mudar a vida de milhares de pessoas com esse projeto”, declarou Fagner Luiz da Silva, 24 anos, integrante do projeto piloto nacional “Auxílio-Inclusão”, que foi oficialmente lançado nesta quinta-feira (30) em São João Batista, na Grande Florianópolis.

Fagner relatou que nasceu com uma doença genética rara e estava se sentindo útil. “Não é pelo auxílio, mas é se sentir vivo e importante na sociedade”.

O evento realizado no Centro Cultural Professora Maria Roselene Duarte Clemes contou com a participação on-line da Secretária Nacional de Assistência Social, Maria Yvelônia,  presencial da secretária municipal de Assistência Social, Rúbia Alice Tamanini Duarte , do Diretor Nacional de Benefícios Assistenciais, André Rodrigues Veras, da Diretora do Departamento de Proteção Social Básica - DPSB, Cássia Fernandes, do Secretário Adjunto do Estado de Desenvolvimento Social, Daniel Netto Cândido, do vice-prefeito de São João Batista, Almir Peixer, do presidente da Câmara, Edésio Tomasi, do presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados – Sincasjb, Almir dos Santos, da presidente da Apae, Kamily Peixer Gatis, do promotor de Justiça, Nilton Exterkoetter, além da equipe da Assistência Social.

O projeto tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado de trabalho de Pessoas com Deficiência que recebam o Benefício da Prestação Continuada (BPC) e, ao mesmo tempo, viabilizar o atendimento por empresas locais das cotas previstas na Lei Federal n° 8.213. Sendo incluída no mercado de trabalho, a pessoa receberá o salário da atividade que exerce e o valor do Auxílio-Inclusão (correspondente a meio salário mínimo). Caso a relação de trabalho termine, o beneficiário pode solicitar ao INSS a reativação do BPC.

Noite histórica

Em meio a discursos emocionados o projeto foi lançado. Entre os pronunciamentos, a secretária Nacional agradeceu o empenho de todos e de forma especial à secretária Rúbia. “Ficamos muito felizes em saber que o Brasil conta com secretárias como você, que se desafiam a trabalhar em projetos que geram mudança de vida”.

O Diretor Nacional de Benefícios Assistenciais acrescentou que o Ministro João Roma e toda equipe fazem questão que estejam mais perto dos municípios. “É com muita satisfação que estamos aqui realizando esse importante projeto”.

O secretário Daniel destacou que todos ganham muito, mas, sobretudo a sociedade que passa a ter de fato a verdadeira inclusão social, tão falada, tão propagada, mas tão pouco praticada. “A emoção da secretária nacional demonstrou a importância desse projeto, que vai impactar todo o país. Tenho muito orgulho de ser cidadão batistense e presenciar uma noite histórica”.

O vice-prefeito agradeceu por terem escolhido São João Batista. “Sinto-me orgulhoso ver toda essa mobilização de pessoas e autoridades trabalhando nesse projeto. Não tem como não dar certo”.

A secretária Rúbia agradeceu muito o apoio de todos os envolvidos: “Eu fico muito feliz e grata a Deus por colocar as pessoas certas na nossa vida para melhorar a vida das pessoas”.

O presidente da Câmara destacou uma experiência ruim que teve de inclusão e da importância. “Esse projeto será muito importante, pois nem sempre as empresas estão preparadas para receber. Com certeza vai fazer a diferença

O promotor elogiou o trabalho da secretária Rúbia e refletiu sobre o serviço público que é prestado. “Não basta ser técnico, é preciso ser protagonista, pois senão fica na mesmice, é preciso olhar além”.

A presidente da Apae parabenizou a secretária Rúbia, pois somente com  integração e articulação o projeto dará certo e isso está sendo possível ver.

Saiba mais

A iniciativa foi implementada a partir de uma parceria da Administração Municipal de São João Batista, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, com o Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania e da Secretaria Nacional de Assistência Social. O projeto conta, ainda, com o apoio do Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (Sincasjb) e do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Informações adicionais para a imprensa:
Dirleni Dalbosco
Fone: (48) 3665-4629