IMG_5632.jpg

Nesta quinta-feira, 17 de fevereiro, ocorreu em Araquari a reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e do Colegiado de Gestores Estaduais de Assistência Social (Coegemas) . O encontro entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SDS), e os municípios ocorreu na sede do Instituto Adventista de Ensino de Santa Catarina de forma híbrida e foi transmitido pelo canal do Youtube da SDS.

O evento contou com a participação do Secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Claudinei Marques. “ O diálogo com os municípios é muito importante; além disso é necessário avançarmos”, disse. O secretário adjunto, Daniel Candido, completou “estamos indo aos municípios para conhecer melhor suas necessidades e atender com mais eficiência”.

Na pauta os assuntos debatidos foram a construção de equipamentos de assistência social por meio do Programa Gente Catarina. O programa consiste na atuação integrada de diversos órgãos estaduais para elevar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) nos 61 municípios que apresentam os menores indicadores. As ações serão focadas nas áreas que mais impactam na qualidade de vida dos moradores, como geração de renda, evasão escolar, mortalidade infantil e morte precoce.

5bf4e1c0-5eb8-4201-ae19-2930d72fb4a2.JPG

“É importante fortalecer os municipios. O desenvolvimento econômico e importante mas sem desenvolvimento social não se faz nada, destaca o presidente da Federação dos Consorcios, Associaçoes e Municípios de Santa Catarina (Fecam), Jorge Luiz Kock .

Também estavam na pauta da CIB o programa CapacitaSUAS; Benefício de Gestação Múltipla; Prestação de Contas do SC Mais Renda; o cofinanciamento federal para os serviços de convivência e para o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o cofinanciamento estadual para 2022. E ainda, a composição da mesa da CIB e da Câmara Técnica para 2022.

20378834-0571-46eb-ba1f-61362c6045e9.JPG

Cib - A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) é uma instância de negociação e pactuação da operacionalização do Sistema Único de Assistência Social (Suas) no Estado. Fazem parte desta comissão seis representantes da gestão estadual e seis representantes da gestão municipal, indicados pelo Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS).