PHOTO-2022-03-15-13-17-05.jpg

 

Nesta sexta, 11 de março, representantes da Secretaria Nacional de Assistência Social estiveram na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social para apresentar a Operação Acolhida. Na comitiva estavam a secretária, Maria Yvelônia, o Diretor de Benefícios Assistenciais, André Veras, e a Coordenadora de Imigração, Niusarete Lima.

A operação é coordenada pela Casa Civil e reúne esforços de vários ministérios, com destaque especial para o Ministério da Cidadania, além de organizações da sociedade civil e organismos internacionais.

“As iniciativas apresentadas são de grande valia para nosso Estado. O catarinense é exemplo a nível nacional de cidadania. Pelas boas ideias sempre”, disse o secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Claudinei Marques.

A Operação Acolhida foi criada em março de 2018 pelo governo brasileiro devido ao grande fluxo migratório da Bolívia e Venezuela e tem três eixos principais: Ordenamento de Fronteira, que prevê documentação, vacinação e operação de controle do Exército Brasileiro; acolhimento, que compreende oferta de abrigo, alimentação e atenção à saúde; e a interiorização, com o objetivo de inclusão socioeconômica.

Conforme o Observatório das Migrações do Núcleo de Estudos da População "Elza Berquó" da UNICAMP, as pessoas que migraram para o estado de Santa catarina de 2000 a 2020 somam 81.334 pessoas. "Os dados mostram a necessidade de pensar políticas públicas efetivas, entendendo que a migração perpassa por todas as políticas sociais e econômicas públicas, uma vez que é um tema intersetorial e multidisciplinar. Diante desse processo de expropriação das condições mínimas de vida da população imigrante, constitui-se num imenso desafio debater e  pensar esta questão social na estrutura da gestão estadual", lembra a Gerente de Políticas para Igualdade Racial e Imigrantes, Regina Suenes.

“O que estamos trazendo é a importância de um trabalho em rede. Não é só assistência social e direitos humanos que deve trabalhar com essas ações, mas também os órgãos de segurança, educação e saúde devem estar envolvidos”, salientou a assessora, Niusarete Lima.

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito