WhatsApp_Image_2022-05-25_at_13.21.21_1.jpeg

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SDS) realizou nesta quarta-feira, 25, uma rodada de conversa com os municípios contemplados do SC Mais Moradia. A reunião foi realizada na cidade de Videira, na região do Vale do Rio do Peixe, e contou com a presença dos gestores de habitação e prefeitos. Participaram representantes da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe, Associação dos Municípios da Região do Contestado, Associação dos Municípios do Planalto Sul e a Associação dos Municípios do Planalto Norte.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Social, João Batista Costa, esteve presente no município e falou da importância do encontro.
“Estamos empenhados em auxiliar os municípios em todas as etapas do programa. Queremos conhecer as situações, identificar possíveis problemas e facilitar ao máximo o acesso dos municípios a esse importante programa de habitação para a população em situação de vulnerabilidade social em Santa Catarina”, relata o secretário João Batista.

A SDS colocou-se a disposição para auxiliar os 41 municípios contemplados no programa SC Mais Moradia. Foram realizadas até o momento três reuniões com as regiões. A prefeita de Santa Cecília, Alessandra Aparecida Garcia, por exemplo, comenta sobre a importância do SC Mais Moradia para a região. “O programa veio numa boa hora porque a nossa região necessita muito desse tipo de ação. E essa reunião técnica, toda essa troca de ideias é excelente. O Governo do Estado está nos preparando pra esse programa, esclarecendo todas as etapas e isso é muito importante. A Secretaria de Desenvolvimento Social está dando um aparato muito grande nessa questão técnica para que possamos executar esse projeto tão especial. Assim, vamos chegar de maneira mais rápida a quem realmente precisa”.

O SC Mais Moradia integra o programa Gente Catarina e prevê a construção de casas para pessoas que vivem em situação de pobreza e pobreza extrema. O objetivo é impulsionar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de cidades com os menores indicadores em Santa Catarina. O projeto é destinado aos municípios com IDH até 0,699. São 61 cidades que podem participar desde que indiquem as matrículas de onde as unidades podem ser construídas.

Por Luciane Lemos e Fabiano Peres