d00c3097-bef2-44a7-9226-a58824211e59.jpg

Os funcionários e colaboradores da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SDS) colocaram em prática os ensinamentos da oficina de horta e compostagem e mexeram na terra na atividade que encerrou a programação da semana do meio ambiente nesta terça, 14 de junho.

“A oficina garantiu um lindo fechamento para as atividades da semana do meio ambiente! Momentos como este permitem que os servidores se relacionem com alegria, tornando o ambiente de trabalho mais saudável, leve e acolhedor. Que continuemos engajados como o programa lixo zero e com o cultivo da horta da SDS” exalta Juliana Terezinha Martins, Pedagoga, representante de Saúde Ocupacional da SDS.

d14c6c94-c4cb-49c3-a15c-7b83cfbdde3e.jpg

A atividade na horta integra a programação da semana do meio ambiente, que também lançou o programa Secretaria Lixo Zero da SDS. O objetivo principal do programa é ser uma secretaria lixo zero a partir de um Plano de Gestão de Resíduos Sólidos focado nas metodologias do Lixo Zero e descartar os resíduos produzidos na sede da SDS de forma correta.

“Precisamos entender de onde vem e como são produzidos nossos alimentos. Agora temos uma horta na nossa Secretaria e além de produzir chás, temperos e alimentos, contaremos com uma gestão de resíduos para a compostagem. Todos os nossos resíduos orgânicos serão transformados em adubo na própria horta, trazendo nutrientes para o solo e evitando que esse material seja encaminhado para aterro sanitário”, comenta o Coordenador de Segurança Alimentar e Nutricional, Arthur Rancatti.

3415df1c-8567-46f4-a170-e26c3ccbd32e.jpg

Todo o projeto funciona com base na participação dos funcionários da SDS. Cada setor tem três lixeiras num local específico e com indicação: recicláveis, compostáveis e não recicláveis. Também foram eleitos embaixadores do Programa Lixo Zero em cada setor. A eles cabe orientar os colegas para que o programa tenha sucesso. Todos foram capacitados pela Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional.

Neste primeiro momento foram plantados, Alface, Tomate, Cebolinha, Salsinha, Acerola, Rúcula, boldo, manjericão e alecrim.

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito