MP IMG 0091 NET

A Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação e o Ministério Público firmaram nesta tarde um termo de cooperação técnica. Oficializado pelo secretário de Estado Geraldo Althoff e o procurador-geral de Justiça Sandro José Neis, a parceria entre as instituições colocará em prática o desenvolvimento de soluções business intelligence (BI) de compartilhamento e monitoramento de informações, que serão atualizadas praticamente online.

O Ministério Público disponibilizará a tecnologia da ferramenta e a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, os relatórios atualizados de seu banco de dados. A partir daí será possível tomadas decisões estratégicas conjuntas: Executivo e Ministério Público. A base de dados fornecida pela SST dará transparência à realidade social do Estado. Informações que hoje ficam armazenadas em gabinetes, entrarão no sistema público e serão atualizadas em tempo real.

O termo BI surgiu na década de 80. Trata-se de uma arquitetura, uma coleção de banco de dados e aplicações que suportam processos decisórios e são integrados operacionalmente, facilitando o acesso a dados de negócio. “ Um conjunto de técnicas, funcionando como uma lente de oportunidades. Estamos falando sobre o desafio de gerir todos os dados sociais do Estado e apresentá-los de forma online”, especifica o procurador-geral.
A parceria apoiará o processo de tomadas de decisões, com o compartilhamento e o monitoramento dos bancos de dados. “É o futuro no presente. Só o tempo dirá o quanto ganharemos com este novo passo”, destaca o secretário Geraldo Althoff.