WhatsApp_Image_2022-11-22_at_09.26.05.jpeg

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social de Santa Catarina, por meio da Gerência de Políticas para Igualdade Racial e Imigrantes, da Diretoria de Direitos Humanos, promove nos dias 22 e 23 de novembro a V Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial na modalidade online.

“A Promoção da Igualdade Racial é fundamental e essa conferência vai reforçar um assunto tão importante”, destaca o secretário de Estado do Desenvolvimento Social, João Batista Costa.

O tema da conferência será o "Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-raciais e de intolerância religiosa: política de Estado e responsabilidade de todos nós". O objetivo é o de promover debates, reflexões e o encaminhamento de medidas de enfrentamento ao racismo e outras formas de discriminação étnico-racial, étnico-cultural e de intolerância religiosa.

“As conferências nos oportunam a exercer mais que nosso papel de cidadãos, mais que unir governo e a sociedade cível, nos provoca a sair do campo das críticas e arregaçar as mãos e trabalhar da edificação de uma agenda com ações afirmativas que realmente saem do campo do debate constitucional e entregam equidade social ao país que vivemos”, comenta a diretora de Direitos Humanos, Larissa Barreira.

WhatsApp_Image_2022-11-22_at_14.21.19.jpeg

Também serão eleitos 25 delegados para a V Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que será realizada em 2023.

“Diante da necessidade de enfrentamentos  e de intervenções profissionais diante da questão da igualdade racial no Estado de Santa Catarina, é fundante a implementação de políticas públicas, para que negros (as), indígenas, ciganos (as), população imigrante entre outros possam sair  de uma posição subalterna, silenciada e  ser legitimado como sujeito de direitos, que estão historicamente à frente da constituição do povo brasileiro com sua cultura e um imenso legado de resistências e saberes”, lembra a Gerente de Políticas para Igualdade Racial e Imigrantes, Regina Suenes.

 

Programação:

22/11

9h – Abertura

Apresentação do Vídeo Cultural, Aprovação do Regimento e Mesa representativa da população negra, indígena, quilombola, imigrante e de religiões de matriz africana. Mediadora: Prof. Dra. Cristiane Sabino de Souza - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

12h - Intervalo

13h30min - Fórum de Propostas

Fórum de Propostas Subtema I: Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-racial, étnico-cultural

Fórum de Propostas Subtema II: Enfrentamento a todo tipo de violência praticada por meio das invasões de territórios

Fórum de Propostas Subtema III: Enfrentamento à intolerância religiosa

Fórum de Propostas Subtema IV: Desenvolvimento da igualdade étnico-racial e étnico-cultural pela promoção da igualdade de oportunidades

 

23/11

9h – Apresentação e votação das propostas elencadas nos subgrupos

12 h – Intervalo

13h30min - Votação dos delegados do Estado de Santa Catarina

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito