ADR inauguracao Cras meleiro 28 06 16 NETADR inauguracao CRAS Sao Joao 28 06 25 NET

Novas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) foram entregues nesta terça-feira, 28, pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) e da Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá para a população dos Municípios de Santa Rosa do Sul, São João do Sul e Meleiro.

Os novos Centros foram inaugurados pelo Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Geraldo Althoff; o secretário executivo da ADR Araranguá, Ivan Gabriel Milanez Ávila e os Prefeitos João Rubens dos Santos, em São João do Sul; Nelson Cardoso de Oliveira, em Santa Rosa do Sul e Jonnei Zanette, em Meleiro; na presença do deputado estadual Ricardo Guidi; da gerente de planejamento regional e apoio a políticas públicas, Dione Helena Ramos Cesa; gerente regional de infraestrutura, Jocilon Coelho; além da equipe de trabalho dos Cras, vereadores, secretários, e demais autoridades e comunidades locais.

O investimento na construção das novas unidades foi superior a R$ 1 milhão, sendo que cada Centro de Referência possui em média 169 metros quadrados e receberá ainda toda mobília para seu funcionamento, por parte do Governo do Estado. Os Cras foram construídos em terrenos cedido pelas Prefeituras – em São João do Sul na rua Valdemar Borba, no Centro; em Santa Rosa do Sul na Avenida IV de Janeiro, no Bairro Parque Rosita e em Meleiro na rua Prefeito Luiz Canella, no Bairro Jardim Itália. Já a gestão dos Cras será de responsabilidade da Assistência Social do Município.

O secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Geraldo Althoff, citou que no total 117 novas unidades (89 Cras e 28 Creas) que integram o Pacto pela Proteção Social com investimento total de R$ 34 milhões estão sendo inauguradas no Estado. “É uma honra poder entregar estas obras que qualificam e credenciam o trabalho da assistência social. Os profissionais terão melhores condições de atender a população que mais precisa do atendimento no setor”, disse.

O Cras é uma unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas) com objetivo de fortalecer os vínculos familiares e comunitários com foco principal em famílias que necessitam da Assistência Social. “Hoje é um dia especial para todos nós, pois estas obras reforçam o compromisso com as pessoas, em especial com as famílias em situação de vulnerabilidade social”, disse o secretário executivo da ADR.

As novas unidades beneficiarão centenas de famílias dos três Municípios. Em São João do Sul, por exemplo, são 2.500 famílias referenciadas, sendo que 500 são acompanhadas pelo Cras, com visitas, orientação e encaminhamento. Dona Maria de Oliveira Borges, 67 anos, faz parte do Grupo de Idosos Amizade, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. “Eu era muito tímida, quase não saía de casa. Aqui fiz muitos amigos e adoro participar das atividades do Grupo. Ficamos muito felizes com esta sede, porque teremos um espaço próprio para podermos nos reunir”, agradeceu.

Texto e fotos: Leneza Della Krás/ADR Araranguá