CRAS Sao Joao 19 05 3 NET

Santa Rosa do Sul, São João do Sul e Meleiro terão novos Cras

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) e da Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá, entrega nesta terça-feira, 28, as novas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Santa Rosa do Sul, São João do Sul e Meleiro. No total serão 117 novas unidades (89 Cras e 28 Creas) que integram o Pacto pela Proteção Social com investimento total de R$ 34 milhões.
A obra teve investimento de R$ 327.062,87 em Santa Rosa do Sul; R$ 384.787,55 em São João do Sul e de R$ 313.256,59 em Meleiro e foi construída em terreno cedido pelas prefeituras. A gestão do equipamento será de responsabilidade da Assistência Social do município com equipe de assistentes sociais, psicólogos e, eventualmente, advogados.

Com a entrega das novas unidades dos Cras aos municípios a população da região será beneficiada. “É uma grande conquista para o município e nossa expectativa quanto ao novo local é bem grande. Acreditamos que a população ficará satisfeita e os profissionais mais animados para trabalhar”, destacou a Assistente Social e responsável pela Secretaria de Ação Social de Meleiro, Fernanda Ferreira.

Cada Cras tem, em média, 169 metros quadrados e será entregue pelo Estado completamente mobiliado. “Temos 500 famílias cadastradas no Cras de São João do Sul. Neste novo espaço poderemos realizar um atendimento melhor, em um ambiente amplo e todo adaptado, sem falar na economia de recursos para o município, já que pagamos aluguel“, disse a Secretária de Assistência Social de São João do Sul, Janete Oliveira Farias Cardoso.

O Cras é uma unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas) com objetivo de prevenir ocorrências de vulnerabilidade social decorrente da pobreza ou privação como ausência de renda ou fragilização de vínculos afetivos ou relacionados a discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, entre outras. “O Cras possibilita o direito de cidadania a 600 famílias em situação de vulnerabilidade social em nosso município. Esta nova sede irá possibilitar um atendimento com mais qualidade a estas pessoas”, explica a coordenadora do Cras de Santa Rosa do Sul, Rosa Laurinda Rodrigues.

Os três municípios do sul são de pequeno porte. Santa Rosa do Sul tem 8.309 habitantes; São João do Sul tem 7.226 habitantes e Meleiro tem 7.066 habitantes. Já o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Santa Rosa do Sul é de 0.705; o de São João do Sul é de 0.695 e o de Meleiro é de 0.738. Quanto mais próximo de 1, mais alto é o desenvolvimento do município.

Serviço:
28/6
Entrega do Cras de São João do Sul às 10h30 na rua Valdemar Borba, s/n, Bairro Centro.
Entrega do Cras de Santa Rosa do Sul às 13h30 na avenida IV de Janeiro, s/n, Bairro Parque Rosita.
Entrega do Cras de Meleiro às 15h30 na rua Prefeito Luiz Canella, nº 249, Bairro Jardim Itália.

Foto: Leneza Della Krás/ADR Araranguá