GOV CELSORAMOS06 1GOV CELSORAMOS08 1

Município reafirma o compromisso com o bem-estar e atendimento de excelência à família, à criança e adolescente

A manhã do dia 24 de junho foi marcada pelo clima de festa e alegria com a inauguração do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Governador Celso Ramos. O evento contou com a participação do Secretário de Estado da Assistência Social Geraldo Althoff, e da Diretora Estadual da Assistência Social Camila Magalhães Nelsis, do Prefeito Municipal Juliano Duarte Campos, da Primeira-Dama e Secretária Municipal da Assistência Social Ellen Prim, e do Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Marcos Henrique da Silva. Diversos representantes do Executivo e Legislativo Municipal presenciaram os discursos que reafirmaram o compromisso do Município de Governador Celso Ramos com a Política Nacional da Assistência Social.

A nova sede do CRAS vai funcionar em um terreno doado pelo Loteamento Bosque da Colina, em cumprimento a lei municipal de compensação ambiental/urbanística. O CRAS é um instrumento público para atender famílias em áreas de risco ou maior vulnerabilidade, estimulando a formação de uma rede para proteção básica e proteção especial às famílias. Com a instalação do CRAS, o município fortalece cada vez mais a política pública de assistência social.

De acordo com a Secretária Municipal da Assistência Social, Ellen Prim, a obra está pronta para receber famílias com maior vulnerabilidade, com um padrão de qualidade compatível com as exigências da Política Nacional da Assistência Social. “Nós demos um passo muito importante para garantir os direitos da família, das crianças e adolescentes, dos idosos. A administração municipal investiu muito em Assistência Social, e a parceria com o Governo do Estado possibilitou uma obra contemporânea, com todos recursos e profissionais para atender a população com carinho e eficiência”, afirma Ellen Prim, que é assistente social.

Gestão Municipal apoia integralmente Assistência Social - A Secretaria Municipal de Assistência Social de Governador Celso Ramos implantou o Centro de Referência em Assistência Social, o CRAS, que atende diretamente 53 famílias, em seis bairros, pelo programa de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF). Houve avanços na gestão do Programa Bolsa Família, com 366 famílias beneficiadas, um aumento de 42%, em um período de 2 anos e dois meses de gestão. Além do Bolsa Família, a secretaria de Assistência Social ainda com os seguintes atendimento realizados pelo Serviço Social: Aluguel social; Atendimento de média complexidade; Auxílio financeiro; Auxílio funeral; Auxílio locomoção; Auxílio moradia; Auxílios não concedido; Referências; Segunda via da certidão de nascimento; Isenção documento - RG; Visitas domiciliares para concessão de cestas básica; Vale transporte de estudante; Triagem de atendimento.

Com a gestão municipal da Secretaria de Assistência Social, grupos de mães e de idosos foram estendidos, em todos os bairros do município. Outra conquista da população foram os cursos do Pronatec que atendeu 169 alunos, em dois anos de programa. Estatísticas indicam que após a realização dos cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino (PRONATEC), 40% dos alunos passaram a utilizar profissionalmente o aprendizado obtido nos cursos, enquanto 60% aplica diariamente o conhecimento adquirido, o que significa 98% de satisfação do programa aplicado.

Texto e fotos: William Wollinger Brenuvida/ Prefeitura de Governador Celso Ramos