O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) é oferecido em todos os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e tem como objetivo apoiar as famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
O trabalho social com famílias é realizado no âmbito do PAIF. É um conjunto de procedimentos realizados com o objetivo de contribuir para a convivência, reconhecimento de direitos e possibilidades de intervenção na vida social de uma família. Este trabalho estimula as potencialidades das famílias e da comunidade, promove espaços coletivos de escuta e troca de vivências.


Público Atendido
Podem participar do PAIF famílias em situação de vulnerabilidade social. São prioritários no atendimento os beneficiários que atendem os critérios de participação de programas de transferência de renda e benefícios assistenciais e pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas que vivenciam situações de fragilidade.


Objetivos
 O fortalecimento da função protetiva da família;
 A prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários;
 A promoção de ganhos sociais e materiais às famílias;
 A promoção do acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais;
 O apoio a famílias que possuem, dentre seus membros, indivíduos que necessitam de cuidados, por meio da promoção de espaços coletivos de escuta e troca de vivências familiares.


Atividades
O PAIF oferece atendimento às famílias, visitas domiciliares, orientações e encaminhamento a outros serviços e políticas do Governo Federal. O serviço também apoia ações comunitárias, por meio de palestras, campanhas e eventos, ajudando a comunidade na construção de soluções para o enfrentamento de problemas comuns, como nos casos de falta de acessibilidade, violência no bairro, trabalho infantil, falta de transporte, baixa qualidade na oferta de serviços, ausência de espaços de lazer, cultural, entre outros.

* Assessorar os municípios no que se refere a gestão e execução dos serviços, programas e projetos de Proteção Social Básica em âmbito estadual;
* Orientar e monitorar os municípios na implantação e implementação de serviços, programas e projetos de Proteção Social Básica, em consonância com as normativas pertinentes ao SUAS;
* Fomentar ações preventivas e pró-ativas de acompanhamento aos municípios no cumprimento das normativas do SUAS, para o aprimoramento da gestão e execução qualificada dos serviços, programas e projetos da Proteção Social Básica;
* Elaborar normativas, notas técnicas e materiais afins referentes à Proteção Social Básica;
* Fomentar a gestão integrada entre serviços, benefícios e programas de transferência de renda com vistas a ampliação do acesso e garantia de atendimento qualificado aos usuários do SUAS;
* Subsidiar e apoiar a realização de estudos, pesquisas e diagnósticos referentes à Proteção Social Básica;
* Participar da elaboração de normas e critérios para a aplicação dos recursos relativos ao FEAS referentes à Proteção Social Básica;
* Prestar informações à União sobre a Proteção Social Básica em âmbito estadual;
* Contribuir na implementação da educação permanente no que se refere à Proteção Social Básica;

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são ofertados os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.
A partir do adequado conhecimento do território, o CRAS promove a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial e de outras políticas. Assim, possibilita o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência social, se tornando uma referência para a população local e para os serviços setoriais.
Conhecendo o território, a equipe do CRAS pode apoiar ações comunitárias, por meio de palestras, campanhas e eventos, atuando junto à comunidade na construção de soluções para o enfrentamento de problemas comuns, como falta de acessibilidade, violência no bairro, trabalho infantil, falta de transporte, baixa qualidade na oferta de serviços, ausência de espaços de lazer, cultural, entre outros.


Serviços ofertados
Conforme a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistencias, Resolução 109/2009 do CNAS, de 11 de novembro de 2009, são divididos em:
• Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF);
• Serviço de convivência e fortalecimento de vínculo (SCFV);
• Serviço de proteção social básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosos.
No CRAS, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.


Público Atendido
Famílias e indivíduos em situação grave desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Auxílio Brasil e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

Caráter preventivo tem como objetivo oferecer serviços que desenvolvam as potencialidades dos indivíduos como forma de prevenir as situações de risco, e fortalecer os vínculos familiares e comunitários.
É destinado à população fragilizada pela pobreza, ausência de renda, com acesso precário aos serviços públicos, ou com vínculos afetivos enfraquecidos, porém ainda não foram rompidos.


Jaqueline Muller
Gerente da Gerência de Proteção Social Básica - GEPSB
Fone: 48 3664-0686 / (48) 3664-0653 / (47) 996429737 / (48) 988479500
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

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