WhatsApp Image 2024 05 03 at 16.47.20

Um projeto beneficiado pelo Fundo da Infância e Adolescência de Santa Catarina tem levado oficinas de cinema e proporcionado mais inclusão para quase 80 jovens de Jaraguá do Sul e região.  Além do conhecimento teórico e prático, no fim das aulas eles ainda farão uma exibição de filmes com as suas produções.

O projeto se chama Oficina de Cinema: Da teoria à prática e é desenvolvido pela Scar Sociedade Artística e Cultural, que foi uma das 43 entidades contempladas no último edital do FIA. Ele atende adolescentes e jovens de 13 a 18 anos com aulas semanais.

A secretária de Estado da Assistência Social Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann, lembra que em breve, muitas outras entidades de todo o estado serão beneficiadas com recursos do FIA já que foram lançados outros dois editais em dezembro, totalizando R$ 42 milhões.

“Nesse momento a equipe trabalha na análise das propostas e contemplados devem ser anunciados até o início de junho quando inicia o pagamento. Esse é resultado do imposto dos catarinenses que acaba beneficiando projetos aui mesmo do estado, o que é muito importante”, ressalta.

Para o professor Fabrício Porto, o FIA foi fundamental para proporcionar essa formação audiovisual, que inclusive dá oportunidades profissionais para o futuro desses jovens. “A experiência com as turmas de cinema está sendo algo muito especial. O cinema é uma linguagem artística que proporciona inúmeras possibilidades de atuação. O contato com a produção audiovisual desperta nos alunos preferências em áreas específicas que podem ir desde a concepção dos roteiros até o processo de gravação e edição. É notória a evolução e a dedicação de cada aluno e aluna no decorrer do curso”, afirma.

Ao final do curso os alunos vão realizar uma exibição de filmes que produziram durante as aulas. O evento será aberto ao público. Ainda será disponibilizado na internet, no canal da SCAR no Youtube, os produtos finais dos alunos do projeto, com intérprete de libras.

A adolescente Bruna Schwambach, de 16 anos,  afirma que o curso tem lhe ajudado tanto na questão técnica e criativa. “Estou bem animada com as aulas de direção de arte, estou ansiosa para começar a produção do curta, espero ficar mais na câmera e espero que no futuro eu consiga continuar trabalhando com isso, eu gosto bastante de fotografia espero fazer essa faculdade”, declarou.

Mais informações:
Jornalista: Helena Marquardt (Assessoria de Comunicação). Foto:  Miguel Oribe Sander Rodrigues
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito