7d3b21c6-3911-406c-b162-9073054f88e2 (1).jpeg

O Conselho Estadual dos Direitos Humanos e o Fórum Catarinense de Economia Solidária, ligados à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) foram homenageados nesta segunda-feira, 11, na sessão especial da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) que destaca a Campanha da Fraternidade de 2019. Estiveram presentes pela SST: a presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Karina Euzébio, a chefe de gabinete da SST, Kelly Dalla Lana e a presidente do Fórum Catarinense de Economia Solidária,Leila Andrésia Severo Martins.

Na ocasião, foram homenageados a Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pastorais, entidades sociais e pessoas que se destacaram por suas contribuições ao desenvolvimento de políticas públicas no estado. Um dos homenageados da noite, o bispo e presidente da Regional Sul 4 da CNBB, Dom João Francisco Salm, qualificou polícias públicas como ações realizadas em atendimento às necessidades de um grupo de pessoas ou da população.

Ele também afirmou que a Igreja Católica vê como uma necessidade promover tais iniciativas, como forma de concretizar os direitos do cidadão previstos na legislação. “Há uma grande necessidade em relação a educação, saúde, emprego, acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade, para que de fato todos tenham a dignidade preservada. Desta forma, precisamos chamar a atenção do cristão católico, dos demais cidadãos de boa vontade, a participarem, por exemplo, de conselhos paritários de municípios ou grupos de reflexão, ou se integrarem em alguma atividade que ajude os governos a tornarem realidade aquilo que está previsto na Constituição”, disse.

Conforme Padre Pedro Baldissera, a CNBB reconhece que a questão é polêmica, tendo em vista que envolve uma maior cobrança e responsabilização de governos e entes públicos sobre a aplicação da legislação, mas também a vê como algo que precisa ser posto em debate. “São uma infinidade de políticas que infelizmente não estão colocadas ao alcance de todos os cidadãos e cidadãs, por isso a CNBB toma essa iniciativa, nos desafiando a assumir um compromisso coletivo na defesa das políticas públicas em todo o nosso país.”

Com informações da Alesc

Demais homenageados:

Dom João Francisco Salm, bispo e presidente da Regional Sul 4 da CNBB;

Prudente José Silveira Mello, advogado trabalhista e professor da Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (Cesusc);

João Marcos Buch, juiz de Direito;

Analúcia de Andrade Hartmann, procuradora da República em Santa Catarina;

Ângelo Bussolo, padre da Diocese de Tubarão;

Daiszi Volpato, professora aposentada, realiza trabalhos de acolhimento aos migrantes;

Írma Kniess, diretora do colegiado do Centro de Direitos Humanos Maria da Graça Braz, de Joinville;

Maria Dalilla Pedrini, assistente social, atua como assessora de políticas públicas;

Joseanair Hermes, articuladora de projetos sociais da Cáritas Brasileira Regional de Santa Catarina;

Instituto Gentes de Direito;

Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular (Apafec);

Pastoral do Migrante;

Escola de Fé e Política da Diocese de Tubarão;

Pastoral da Aids da Regional Sul 4;

Cáritas Regional de Santa Catarina;

Casa de Apoio São José;

Idelvino Luiz Furlanetto (in memoriam), fundador da Central Única dos Trabalhadores (CUT), ex-deputado estadual;

Marcelino Chiarello (in memoriam), vereador em Chapecó, com forte atuação no movimento sindical;

Luiz Facchini (in memoriam), padre da Diocese de Joinville;

Dilmar Sell (in memoriam), padre da Diocese de Lages;

Lédio Rosa de Andrade (in memoriam), desembargador com atuação no programa Lar Legal, do Tribunal de Justiça;

Idalina Maria Boni (in memoriam), pioneira em Santa Catarina na área da economia popular solidária.