001-congemas.jpg

O Encontro do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) da Região Sul encerra nesta sexta, 30, com balanço positivo para Santa Catarina após três dias de debates e elaboração de propostas sobre a Política de Assistência Social. O evento aconteceu em Florianópolis e teve como tema “Caminhos para a reconstrução do Suas no Brasil: o desafio coletivo na eliminação da fome da pobreza”.

“Foram dias muito positivos de discussão, diálogo, questionamento e esclarecimento de dúvidas. Houve a participação do Governo do Estado, dos municípios e do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Todos juntos apontando caminhos para o desenvolvimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Como resultado do evento temos propostas e contribuições de todas esferas de governo para melhorar e reordenar o Suas. A região Sul cumpriu muito bem sua tarefa na defesa e proteção social e quem ganha é a população”, explica Elias de Sousa Oliveira, presidente do Congemas e secretário municipal de Assistência Social de Foz do Iguaçu.

No encerramento, a secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann, elogiou a participação maciça dos municípios dos três estados do Sul e salientou que o diálogo é o caminho para garantir melhorias para o Suas. “Foram três dias intensos de discussão, especialmente sobre o Suas na nossa realidade e os avanços que buscamos beneficiam diretamente o usuário que é motivo de estarmos num evento como esse. De forma coletiva buscamos essa reestruturação e fortalecimento”, comenta.

O último dia do evento foi marcado por oficinas e pelo lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Suas que tem como meta principal trabalhar pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição – PEC 383/2017, que garante o mínimo de 1% do orçamento da União para a Política de Assistência Social

O encontro

Durante o evento, secretários municipais de Assistência Social, trabalhadores do Suas e estudantes universitários dos três estados do Sul discutiram a Política de Assistência Social. O encontro é uma etapa preparatória para o Encontro Nacional do Congemas, que será de 25 a 27 de outubro, em Porto de Galinhas, em Pernambuco. A intenção foi a de capacitar técnicos e gestores do Sistema Único de Assistência Social, promovendo um espaço de discussão e elaborando propostas para avanço na política pública da Assistência Social e sua reconstrução no país e na região Sul.

Texto: Helena Marquardt e Luciane Lemos