WhatsApp Image 2023 07 25 at 14.31.22
Quem passou pelo Largo da Alfândega, no Centro de Florianópolis, nesta terça-feira, 25, se deparou com o Ônibus Lilás da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família. O intuito era chamar atenção e conscientizar a comunidade sobre a violência contra a mulher, especialmente contra a mulher negra.  

 A ação integrava a programação organizada pela SAS, em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), Círculos de Hospitalidade, Serviço Jesuíta a Migrantes e Prefeitura de Florianópolis, em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia Nacional de Tereza de Benguela, celebrados neste 25 de julho.

“Hoje é uma data para pensar as pluralidades das mulheres. Se pensarmos em Santa Catarina temos que reconhecer a influência negra, lembrar a quantas mãos esse estado foi construído. Então é realmente uma data para exaltar a beleza e reconhecer o protagonismo das mulheres negras”, comenta a gerente de Políticas para Mulheres da SAS, Débora Barboza.

A gerente de Políticas para Igualdade Racial e Migrantes, Regina Suenes, comenta que ao longo do dia foram distribuídos materiais informativos sobre as violações que as mulheres sofrem e a equipe recebeu o pedido de ajuda de uma vítima de violência. “Enquanto estávamos aqui nesta ação recebemos um relato de violência feito por uma migrante e agora faremos todos os encaminhamentos necessários”, ressalta.

A programação desta terça-feira teve ainda uma roda de conversa com o projeto Amadas, na Casa de Acolhimento para Mulheres. Já na quarta-feira, 26, está prevista uma roda de conversa sobre empregabilidade para mulheres imigrantes que será realizada no Instituto Arco-Íris, no Centro, a partir das 16h30.

Agosto também terá programação com o Ônibus Lilás

O Agosto Lilás, mês combate e prevenção à violência contra a mulher, também terá outras ações com o Ônibus Lilás na região da Grande Florianópolis. O intuito do Governo de Santa Catarina é levar informação sobre todos os tipos de violência, incentivar as denúncias e contribuir para o fim do ciclo da violência.

Texto:Helena Marquardt / Ascom SAS
Assessoria de Imprensa

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito