brasilia_casamulherbrasileira.jpg

Em agenda em Brasília para uma série de compromissos, a secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann, aproveitou para conhecer de perto a Casa da Mulher Brasileira (CMB). O espaço, montado em Ceilândia, oferece atendimento humanizado a mulheres vítimas de violência ou em situação de vulnerabilidade social, além de promover a capacitação profissional do público feminino.`

Na Casa, a secretária foi recebida pela assessora Gildete Andrade, conheceu de perto o trabalho da instituição que conta com psicólogos, assistentes sociais e advogados e atendimento sete dias por semana e 24 horas por dia prestando atendimento a vítimas de agressão.

Um dos principais serviços oferecidos é o abrigo temporário para mulheres em situação de violência doméstica e seus filhos. Eles podem ficar no local por até 48 horas para que sejam feitos os encaminhamentos sobre o caso.

De acordo com a secretária da SAS, a visita foi importante para mostrar onde Santa Catarina pode avançar. “Hoje temos acolhimentos de mulheres custeados pelo Estado, mas nossa intenção é garantir qualificação profissional para aquelas mulheres que precisaram de abrigo. Temos que dar o encaminhamento para que elas possam superar essa violência, ter autonomia econômica e serem protagonistas da sua própria vida”, disse Maria Helena.

Ela destacou ainda que hoje o Governo do Estado trabalha no fortalecimento de políticas públicas voltadas às mulheres e o intuito é que todos os municípios catarinenses contem com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher ou outros organismos que são importantes para combater a violência e garantir mais igualdade de gênero e independência. “Quanto mais independente é a mulher, mais facilmente ela consegue romper o ciclo de violência”, finaliza.

Outras agendas
A secretária está na capital federal para participar de diversas reuniões, entre elas a da Câmara Técnica do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Assistência Social (Fonseas) e com o secretário Executivo do Conselho Nacional da Juventude, Matheus Diniz de Souza. Outra agenda é a reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT).

Texto: Helena Marquardt / Ascom SAS
Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília