WhatsApp Image 2023 08 01 at 16.48.071A coordenadora estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Catarina, Juliana Rocha Pires, participa de hoje, 1º, até a quinta-feira,3, do Seminário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional em Áreas Urbanas que está sendo realizado em Curitiba, no Paraná. Entre os objetivos do evento está a elaboração de estratégias voltadas a esse tema.

O primeiro dia do seminário foi marcado pela abertura, que contou com a presença de autoridades como o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, secretária Nacional de Segurança Alimentar, Lilian dos Santos Rahal, e do prefeito de Curitiba, Rafael Greca de Macedo, e também pela visita a diversos equipamentos da segurança alimentar como o Armazém da Família que é o maior programa de acesso alimentar do Brasil ofertando produtos a preços, em média 30% mais baixos que outros mercados.

Com pessoas de todo o Brasil, a representante de Santa Catarina conheceu também o Mesa Solidária, uma espécie de cozinha comunitária que oferece refeições gratuitas para pessoas em situação de rua, risco social e insegurança alimentar e nutricional. O roteiro do primeiro dia ainda incluiu uma visita ao Sacolão da Família restaurante popular de Curitiba, hortas comunitárias, banco de alimentos e central de distribuição.

“Visitar esses equipamentos, que já são uma realidade em outros locais, mostra como ainda podemos avançar em Santa Catarina com as políticas públicas. É importante conhecermos experiências que já dão certo em outros estados para que possamos ampliar no estado a cobertura de segurança alimentar”, ressalta Juliana.

Já nos demais dias do evento serão discutidos os desafios a serem enfrentados pela Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas cidades e as possibilidades e caminhos para diminuir os índices de insegurança alimentar e nutricional em áreas urbanas.  Os participantes ainda vão conhecer experiências internacionais que podem inspirar iniciativas nos estados brasileiros.

A secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann, destacou a importância dos equipamentos que podem garantir mais Segurança Alimentar e Nutricional e são fundamentais inclusive em situações de calamidade ou emergência. “Esses equipamentos garantem dignidade no acesso a alimentação e podem transformar vidas. Em Santa Catarina, por exemplo, os bancos de alimentos e cozinhas comunitárias podem ser utilizados inclusive nas enchentes,  ciclones e outras situações de emergência onde as famílias mais necessitam”, comenta.

Texto: Helena Marquardt / Ascom SAS
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família