364257851_6655546054484112_1963077089165857475_n.jpg

A secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimermann, confirmou nesta quarta-feira, 2, em Brasília, que Santa Catarina sediará a reunião do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Assistência Social (Fonseas) para a região Sul nos dias 24 e 25 de agosto, em Florianópolis.

O Fonseas é uma instância de representação dos governos estaduais e do Distrito Federal para discutir, negociar e pactuar ações da Assistência Social. De acordo com Maria Helena, as reuniões garantem avanços e um processo descentralizado e participativo. “Essas reuniões são uma oportunidade de discussão e articulação para que possamos melhorar a cobertura das políticas públicas e tratar dos desafios centrais dos estados”, destaca Maria Helena Zimmermann.

Na reunião do Fonseas, que ocorreu nesta semana no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, em Brasília, foram debatidos diversos assuntos entre eles o Programa Nossa Gente do Paraná, que atende de forma integral pessoas em situação de vulnerabilidade social e se tornou um exemplo no país, a realização da 13ª Conferência Nacional de Assistência Social e ainda a decisão do Superior Tribunal Federal (STF) que institui a Política Nacional para a População em Situação de Rua.

Ao falar sobre a expectativa para a reunião na região Sul, o secretário do Desenvolvimento Social e Família do Paraná, Rogério Carboni, que estava com a secretária de Santa Catarina, ressaltou a importância de todos os gestores dos três estados. “É muito importante a participação de todos da Assistência Social, Desenvolvimento Social, dos municípios, dos Colegiados Estaduais de Gestores Municipais de Assistência Social e do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social”.

Em Brasília a secretária da SAS também participou da reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) do Sistema Único de Assistência Social.

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Texto: Helena Marquardt e Luciane Lemos/ Ascom SAS