INDIGENAS_TERMINAL_Foto-Cimi-Regional-Sul-scaled-1.jpeg

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), por meio da Gerência de Políticas para Igualdade Racial e Imigrantes, realizou uma visita técnica a indígenas da etnia Kaingang, que estão vivendo temporariamente no Terminal Integrado do Saco dos Limões (Tisac), em Florianópolis, que está desativado. O objetivo foi realizar o levantamento das necessidades e aprimorar as políticas públicas para esta população.

No local moram 13 famílias e cerca de 75 pessoas, entre elas 35 são crianças em idade escolar. “Nosso objetivo foi o de reforçar o vínculo com estas comunidades, verificar se estão inscritos no Cadastro Único do Governo Federal (Cadúnico), se têm inscrição no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), as demandas de saúde, entre outras situações”, explica a gerente de Políticas para Igualdade Racial e Imigrantes da SAS, Regina Suenes.

A partir dos dados coletados será agendado um encontro intersetorial reunindo representantes dos povos indígenas, da SAS, da Fundação Nacional do Índio (Funai) e outras instituições e secretarias de estado que tenham relação com o tema. “Podemos contribuir com a integração da segurança alimentar e nutricional, por exemplo e outras questões”, completa Regina.

A secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann, destacou que o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022 apontaram um crescimento do número de indígenas em Santa Catarina. “Atualmente vivem em Santa Catarina mais de 21 mil indígenas das etnias Guarani, Kaingang e Laklãnõ Xokleng e nós da Secretara de Estado da Assistência Social, Mulher e Família monitoramos e acompanhamos a situação de todos os povos fazendo visitas regulares por meio da equipe da Gerência de Políticas para Igualdade Racial e Imigrantes para avaliar principalmente o atendimento socioassistencial, mas se constatadas dificuldades em outras áreas, a SAS faz a interlocução com o órgão responsável por essa demanda”, ressalta.

Maria Helena ainda destacou que o Governo do Estado segue trabalhando no fortalecimento das políticas públicas para os indígenas. “Recentemente o governador Jorginho Mello recebeu lideranças indígenas de todo o estado e ouviu suas demandas e vários encaminhamentos já foram realizados”, finaliza.

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Texto: Helena Marquardt e Luciane Lemos / Ascom SAS