WhatsApp_Image_2023-08-25_at_13.17.54.jpeg

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, ofertado nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e outros equipamentos da rede socioassistencial, que recebem investimentos do Governo de Santa Catarina por meio do cofinanciamento aos municípios, tem transformado a vida de milhares de catarinenses e contribuído para a prevenção de situações de vulnerabilidade e proporcionando inclusão social.

O enfrentamento das situações de vulnerabilidades é realizado por meio de ações focadas no fortalecimento da autoestima, dos laços de solidariedade e dos sentimentos de coletividade. Entre as atividades desenvolvidas em todo o estado estão as culturais, desportivas e lúdicas.

A secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann, explica que o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos integra o conjunto de serviços do Sistema Único da Assistência Social (Suas) ofertado para a população. “É um dos serviços oferecidos na Proteção Social Básica do Suas, que oportuniza a reflexão acerca da realidade social e planejamento de novos projetos de vida pois ele visa o enfrentamento de situações de isolamento social, enfraquecimento ou rompimento de vínculos familiares e comunitários”, afirma.

Um dos projetos que mostra o sucesso do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, é desenvolvido em Porto Belo. O município utiliza artes marciais para prevenir vulnerabilidades. Por meio do Jiu-Jitsu trabalha temas transversais. “Em fevereiro, por exemplo, trabalhamos a prevenção da gravidez na adolescência e a cada mês um tema diferente. Nesse caso o Jiu-Jitsu não é o que importa, mas ele serve como uma ferramenta porque todos gostam muito e aderem, então os resultados são muito positivos”, comenta o Paulo Machado.

Espaços de afeto e acolhimento
Segundo Paulo, que atua também em Braço do Norte e Urubici, os grupos são organizados conforme faixas etárias e outro objetivo das oficinas é mostrar aos participantes uma nova perspectiva. “Às vezes a oficina é o único lugar que ele recebe um elogio, um abraço e com isso trabalhamos a reconstrução do vínculo familiar que muitas vezes está fragilizado”.

Com os idosos, o município de Porto Belo, trabalha especialmente com músicas proporcionando dinâmicas musicais, resgate de cantigas da infância para fortalecer o vínculo familiar e ainda abordar temas do calendário social.

A gerente da Proteção Social Básica da SAS, Jaqueline Muller, completa dizendo que para realizar o trabalho do SCFV a partir dos eixos norteadores, o orientador social pode ter em mente que cada um deles se relaciona com uma série de competências. “Essas competências devem ser trabalhadas nos mais diversos grupos e fortalecidas junto às crianças e adolescentes, adultos e idosos”, finaliza.

Texto: Helena Marquardt / Ascom SAS
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Porto Belo