WhatsApp_Image_2023-09-05_at_16.39.18.jpeg

Criar uma rede de proteção para a pessoa idosa no lugar onde ela reside. Esse é o objetivo do Programa Envelhecer nos Territórios lançado na tarde desta segunda-feira, 4, em Brasília, pelo Governo Federal. O evento teve a presença da secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann.

Segundo ela, dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 14,5% a população de Santa Catarina é idosa e pensar políticas públicas para essa parcela de catarinenses é fundamental. “Precisamos ter esse olhar, de cuidado e do desenvolvimento para evitar o abandono, fortalecendo os vínculos familiares, garantindo a autonomia e o protagonismo da pessoa idosa”, disse.

O programa prevê um agente dos direitos humanos, muito semelhante aos agentes comunitários de saúde, mas que estarão atentos aos direitos humanos da pessoa idosa. O projeto piloto será implantado em 10 municípios com 100 mil habitantes e em um município que tenha entre 30 e 50 mil habitantes. “Neste primeiro momento o foco será a qualificação das pessoas em relação a política do idoso e Santa Catarina ainda não será contemplada nesta etapa, mas vamos entrar em 2024 e isso vai ajudar a desenvolver ainda mais a política pública para os nossos idosos”, completou Maria Helena.

O Envelhecer nos Territórios terá a articulação com os gestores estaduais e municipais, o conselho nacional, os conselhos estaduais e os conselhos municipais e os demais órgãos que fazem assistência à pessoa idosa. Todos trabalhando em rede para garantir o direito da pessoa idosa a envelhecer onde ela mais queira. “O direito de envelhecer é um ponto importante e um legado que queremos deixar, além da garantia dos direitos humanos”, citou o secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva no lançamento.

Texto: Helena Marquardt / Ascom SAS
Foto: Maria Helena Zimermann/SAS