WhatsApp Image 2023 09 06 at 14.25.14

Todo o Governo de Santa Catarina está mobilizado no atendimento às famílias afetadas pelo rompimento do reservatório da Casan na madrugada desta quarta-feira no bairro Monte Cristo, em Florianópolis e a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família também auxilia nos trabalhos.

Ao lado do governador, Jorginho Mello, a secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann, esteve na comunidade esta manhã e deslocou toda a equipe da secretaria para auxiliar principalmente no cadastramento, alimentação e alojamento para os atingidos. ”Nesse primeiro momento a prioridade são as pessoas, então estamos auxiliando a Casan no cadastramento das famílias afetadas, encaminhamento para uma moradia provisória, seja em abrigo ou hotel, e verificando a necessidade de cada pessoa”, explicou.

O governador destacou que a assistência está sendo prestada e a responsabilidade será apurada. “É uma tragédia o que aconteceu e estamos aqui para prestar o nosso apoio e solidariedade. Toda a nossa equipe junto com a prefeitura está aqui desde a madrugada atuando. O meu pedido foi assistência para ajudar a minimizar essa dificuldade, cuidar das pessoas, colocar em hotéis, ver o que precisamos fazer e depois restaurar as propriedades. Depois vamos apurar todas as responsabilidades técnicas porque esse reservatório foi entregue em março de 2022”, disse.

Um posto de comando na sede do 22° Batalhão de Polícia Militar (BPM), foi estabelecido próximo à estrutura rompida, e todo atendimento está concentrado no próprio local. Nesse posto a Casan, com auxílio da SAS, já faz o cadastramento de moradores para as devidas avaliações e indenizações. “Essa triagem de cada casa afetada, o que foi perdido por essa família para que o Estado de Santa Catarina dê esse aporte. Entendemos a tragédia, mas o governador Jorginho Mello já determinou essa resposta rápida para que todos votem a ter a dignidade que merecem”, disse.

Casan pede desculpas pelos prejuízos e promete vistoria geral nos reservatórios

Em conversa com os moradores no local do rompimento do reservatório R4 no Monte Cristo, em Florianópolis, o diretor-presidente da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), Edson Moritz, pediu desculpas pela tragédia e garantiu que será feita uma vistoria geral em unidades de reservação de água pelo estado.

Nos próximos dias, a Companhia estará mobilizada para fazer vistorias gerais nos demais reservatórios de concreto, a fim de garantir a segurança do sistema hídrico e evitar futuros rompimentos. Todos os 475 reservatórios do material em Santa Catarina passarão por avaliações locais, acionando também as empresas contratadas pela Casan para a construção.

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família

Texto: Helena Marquardt / Ascom SAS
Foto: Milton Felipe Pinheiro / SAS

(48) 3664-0916

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito