WhatsApp Image 2023 09 06 at 17.36.49
A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), vai lançar nos próximos dias um Guia de acesso rápido da atuação socioassistencial em situações de emergência e calamidade como a que aconteceu no bairro Monte Cristo em Florianópolis após o rompimento de um reservatório de água. O intuito é capacitar os profissionais dos municípios sobre como agir quando esses casos acontecem, como utilizar os recursos e outras informações importantes.

O material, que será disponibilizado no site da SAS e encaminhado aos municípios, traz informações que auxiliam até mesmo as Defesas Civis municipais, já que ambas as secretarias trabalham de forma interligada em emergências e calamidades.

De acordo com a gerente de proteção Social de Alta Complexidade da SAS, Amanda Ramos Luz, a ideia é contribuir para o apoio realizado pelas equipes junto à população atingida por situações de emergência e calamidade pública. “Esse material vem contribuir com as equipes assistenciais em diversos aspectos. Tratamos, por exemplo, sobre os decretos de Emergência e Calamidade, abertura do gabinete de crise com todos os órgãos envolvidos e as ações de caráter emergencial”, explica.

 Outra orientação importante do Guia de acesso rápido é sobre a abertura e gestão dos abrigos provisórios e ainda a utilização dos cofinanciamentos federal e estadual diante dessas situações. O material também traz de forma rápida, contatos úteis da SAS e links que as equipes utilizam para preenchimento de cadastros de famílias afetadas.  “A ideia é pessoa conseguir acessar de forma rápida sempre que necessário”, completa.

A secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann destaca que a atuação socioassistencial em contextos de emergência e calamidade deve ser pautada em ações articuladas de planejamento, prevenção, resposta emergencial e atuação no pós-emergência. “Sempre falamos que numa emergência a Assistência Social é uma das primeiras a entrar e a última a sair, porque o atendimento para as famílias continua mesmo depois de tudo se normalizar, então esse material vai auxiliar muito os municípios”, afirma.

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Texto e foto: Helena Marquardt / Ascom SAS
(48) 3664-0916

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito