WhatsApp_Image_2023-11-28_at_13.37.30.jpeg

A campanha do Governo de Santa Catarina que disponibilizou um canal de doações para os catarinenses que quisessem auxiliar os atingidos pelas chuvas no estado, recebeu e encaminhou 20.446 itens para os municípios mais necessitados. As doações foram de água potável, alimentos, produtos de higiene, limpeza, travesseiros e colchões.

A campanha foi coordenada pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família que recebeu doações na sede, em Florianópolis, e também contou com o apoio da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) que disponibilizou os quartéis de todo o estado para que a população pudesse entregar seus donativos.

De acordo com a secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann, desde o início das chuvas, em outubro, o Governo do Estado atuou nos municípios atingidos com equipes das forças de segurança, Assistência e Defesa Civil encaminhando ajuda humanitária, mas como muitas cidades foram afetadas, especialmente em novembro, até mesmo a questão logística de deslocamento e entrega foi comprometida e a solidariedade dos catarinenses fez a diferença para muitas famílias.

WhatsApp_Image_2023-11-28_at_13.37.31.jpeg

“Sabemos que muitas pessoas perderam tudo, então todas as doações são bem-vindas para essas pessoas. Queremos em nome do Governo do Estado agradecer a cada gesto de solidariedade, seja com doações, seja no acolhimento de famílias ou mesmo na ajuda para limpeza das casas. Estamos passando por um momento muito difícil, mas somos resilientes e juntos mais superar mais esse desafio”, disse.

Em Outubro, o número de desabrigados passou os 30 mil. Já em novembro, 4.524 pessoas de 70 cidades, precisaram ser encaminhadas para abrigos e muitas ainda permanecem nesses locais. Já o número de desalojados ainda está sendo contabilizado em muitos municípios que seguem em situação de calamidade.

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Texto: Helena Marquardt/ Ascom SAS. Foto: Natália Lisboa/ Ascom SAS