WhatsApp Image 2024 03 27 at 4.57.52 PM

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) encerrou  nesta quarta-feira, 27, a sua a programação do Mês da Mulher com uma intervenção urbana sobre o sinal de pedido de socorro em caso de violência contra a mulher. A ação foi realizada no Largo da Alfândega, no Centro de Florianópolis.

Diversas servidoras da SAS participaram da atividade e ao longo de algumas horas levaram informação para quem passava pelo centro da cidade, incluindo homens e mulheres. A intervenção foi realizada num dos locais de maior movimento, o que chamou a atenção de centenas de pessoas.

“Ao longo de todo o mês tivemos uma programação bastante extensa onde trabalhamos diversos temas. Na intervenção urbana buscamos conscientizar a comunidade divulgando o que significa o sinal de X na mão que pode fazer a diferença para ajudar uma mulher vítima de violência”, lembra a secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann.

A campanha nacional de combate à violência contra a mulher baseada no desenho do X na mão é uma ação simples, mas de muito impacto. O sinal “X” feito com batom vermelho, ou qualquer outro material, na palma da mão ou em um pedaço de papel, permite que a pessoa que a atenda reconheça que aquela mulher foi vítima de violência doméstica e, acione a Polícia Militar. A ideia é que a vítima tenha uma forma silenciosa de fácil identificação para pedir socorro em locais públicos como restaurantes, farmácias, entre outros.  “Qualquer estabelecimento público ou privado deve conhecer esse significado e pode participar”, explica a gerente de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos da SAS, Débora Nunes Barbosa. 

Programação do Mês da Mulher

A programação da SAS em alusão ao Dia Internacional da Mulher foi realizada durante todo o mês e incluiu ainda a exposição “Santa Catarina tem nome de mulher: Mulheres catarinenses em destaque”, no hall da secretaria; o bate papo “Catarinenses que inspiram” que contou a história de mulheres comuns que tiveram uma trajetória de superação e contou com a participação da vice-governadora, Marilisa Boehm; o lançamento da Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher, em parceria com a Secretaria da Educação, participação no evento de mulheres na Secretaria de Administração Prisional e uma série de debates que foram transmitidos ao vivo pelo Youtube com os temas: “ Maternidade na adolescência”; Formação e Orientação para Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e abrigos para mulheres sobre a captação de currículos de mulheres em situação de violência para sensibilizar; Educação financeira contra a violência patrimonial; Encontro Estadual de Organismos de Políticas para Mulheres.

Mais informações:
Jornalistas: Helena Marquardt e Luciane Lemos (Assessoria de Comunicação)
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito