WhatsApp_Image_2024-04-03_at_2.31.12_PM.jpeg

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) vai orientar os municípios de médio e grande porte sobre a população em situação de rua com base na cartilha lançada pela pasta sobre o assunto. A capacitação técnica ocorre nesta quarta e quinta-feira, dias 4 e 5 de abril, na modalidade on-line a partir das 14h.

O público alvo são gestores e técnicos dos equipamentos e serviços que atendem à população em situação de rua nos municípios de Santa Catarina. “Estamos investindo na orientação técnica aos municípios. O esforço conjunto entre o Estado e os municípios é fundamental para garantir mais efetividade das políticas públicas e, em especial, para a população em situação de rua”, disse a secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann.

Nesta etapa os municípios de grande porte orientados são: Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Camboriú, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça, São José, Tubarão. Já os de médio porte são: Araranguá, Biguaçu, Caçador, Canoinhas, Concórdia, Gaspar, Içara, Imbituba, Indaial, Itapema, Mafra, Navegantes, Rio do Sul, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, Tijucas, Videira, Xanxerê. Os profissionais podem acessar a capacitação por meio do link: meet.google.com/fje-joat-kit

A cartilha

A cartilha da SAS, intitulada “Além das Ruas”, reforça o compromisso do Poder Público com as políticas públicas voltadas à população em situação de rua e a toda a sociedade catarinense. O material está disponível no site da SAS e traz informações e orientações para a promoção de ações coordenadas e conjuntas, o que inclui uma minuta de lei para a criação da Política Municipal da População em Situação de Rua. O governo também desenvolve uma série de iniciativas simultâneas através de articulações entre as secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação, Segurança Pública, Indústria, Comércio e Serviços.

Mais informações:
Jornalista: Luciane Lemos (Assessoria de Comunicação)
Arte: Gabriela Nicollini/Ascom SAS
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família