WhatsApp Image 2024 04 03 at 2.35.03 PM
A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família continua realizando as entregas do projeto SC Solidária que vai beneficiar ao todo 37 instituições sociais dos 15 municípios catarinenses mais atingidos pelas enchentes no ano passado e que decretaram Situação de Emergência ou Calamidade. Com ele, entidades como Apaes, lares de idosos, crianças e até ongs de proteção animal estão recebendo diversos itens que vão desde roupas até utensílios de cozinha, entre outros materiais.

Para o projeto, a SAS assinou um Termo de Doação com a Superintendência Estadual dos Correios que garante o reaproveitamento de materiais decorrentes de itens de refugo postal, ou seja, que não foram retirados das agências no prazo estabelecido por lei.

De acordo com a secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann, várias entidades já receberam materiais do SC Solidária e a previsão é de que as entregas sejam concluídas nos próximos dias. “Já fizemos as entregas em diversas cidades e acredito que todas sejam concluídas ainda nesta semana. Com isso esses materiais serão aproveitados por quem realmente pode se beneficiar deles”.

Todos os itens foram separados em quatro tipos de kits pelos servidores da SAS e agora são entregues para as instituições. O primeiro kit é composto de utensílios de cozinha mais itens de cama, mesa ou banho. O segundo de artigos de higiene pessoal e beleza, o terceiro de vestuário misto incluindo peças de adulto e infantil e o quarto kit de artigos diversos de decoração.

O Rotary Club de Taió foi uma das entidades que já receberam os kits. O presidente, Marcelo Mainhardt, agradeceu a doação da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família e disse que ela será muito importante. “O Rotary é uma entidade mundialmente conhecida e aqui em Taió ajudamos muito as pessoas carentes nas enchentes de outubro e novembro. Com certeza esses kits serão muito bem utilizados por pessoas que sofreram nas cheias”, disse.

Definição dos beneficiados

Ao todo, 15 municípios elencados no ranking dos mais afetados em função das condições climáticas, durante os meses de outubro e novembro de 2023, serão beneficiados.

A disposição das cidades se deu pelo cruzamento de dados colhidos pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família e do Relatório Gerencial fornecido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. Os critérios foram selecionados devido à sua relevância na mensuração dos danos causados por eventos calamitosos, fornecendo uma perspectiva abrangente sobre a extensão dos estragos e as necessidades dos municípios impactados.

A ação está sendo desenvolvida em parceria com a Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) e do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas).

Mais informações:
Jornalista: Helena Marquardt (Assessoria de Comunicação)
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família