IMG 0960Iniciou hoje (31), em Florianópolis, a XI Conferência Estadual de Assistência Social, realizada pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) por meio do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), com o tema “Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS”.

Na mesa de abertura estiveram presentes o Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, deputado estadual Valmir Comin, o presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS) e Diretor de Estado da Assistência Social (DIAS), Ismael De Córdova, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), deputado estadual Silvio Dreveck, a vice-presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Rosângela Maria Soares dos Santos, representante da Secretaria Nacional da Assistência Social (SNAS) e coordenadora geral de gestão do trabalho e educação permanente, Maria Isabel de Amorim, o presidente da Escola do Legislativo, deputado estadual Gelson Merísio, o Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Arcângelo Pavan, o presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS) e secretário municipal de assistência social de Joinville, Vagner Ferreira de Oliveira, a representante do Fórum Estadual de Trabalhadores do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), Vania Maria Machado, a representante do Fórum Estadual de Usuários do SUAS, Solange Bueno, e o representante do Fórum Estadual de Entidades do SUAS, Fernando Anísio Batista.

O evento, que tem a duração de dois dias, tem o propósito de avaliar a política no estado de Santa Catarina e definir prioridades, reconhecendo a responsabilidade de cada ente federado e também eleger delegados para a XI Conferência Nacional de Assistência Social, que será realizada de 05 a 08 de dezembro em Brasília.  Rosângela, vice-presidente do CNAS, expressou seu contentamento com as conferências municipais, pois de 295 municípios, 294 realizaram.

Maria Isabel de Amorim enfatizou que a política pública de assistência social precisa ser compreendida, entendida e garantida. “Esse é um trabalho feito por muitas mãos, feito através de muito estudo dentro das universidades para garantir o direito de cada cidadão e cidadã que precise que essa política pública lá esteja”. Para Ismael de Córdova, Diretor de Estado da Assistência Social, a garantia de direitos é sustentada pela atuação dos profissionais da assistência social, “esses profissionais são indispensáveis na construção desse avanço em direção a justiça, inclusão e afirmação de direitos”.

Silvio Dreveck, presidente da ALESC, parabenizou e enfatizou o trabalho do Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, deputado estadual Valmir Comin, juntamente com a Secretaria e os municípios “que com trabalho duro deram vida novamente a assistência social no estado, resgatando vários programas e políticas públicas que estavam estacionadas”. Para o Secretário Comin, mesmo depois de 28 anos atuando no Legislativo, assumir a pasta de Assistência Social foi um grande desafio, porém, essencial para entender o grande significado e valor desta pasta, que é considerada uma das mais importantes.

A Conferência, que está sendo realizada no Oceania Park Hotel & Convention no bairro Ingleses, recebeu em torno de 750 pessoas, será encerrada amanhã e tem em sua programação palestras, painéis, assembleias e a eleição dos delegados  para a Conferência Nacional.