WhatsApp_Image_2023-11-23_at_16.30.53.jpeg

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) participa nesta quinta e sexta, 23 e 24 de novembro, em Porto Alegre, do Encontro do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Assistência Social (Fonseas). O evento reúne gestores de diversos estados e representantes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome para debater desafios e fortalecer a Política de Assistência Social.

“Esse é um momento importante de troca de experiências e construção de uma Política de Assistência Social ainda mais forte. Estamos trabalhando para o aprimoramento do Suas e encontrando soluções conjuntas, com gestores de todo o país, para que possamos avançar ainda mais”, disse a secretária de Estado da Assistência Social, Maria Helena Zimmermann.

Entre os assuntos tratados durante o Encontro Nacional estão o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (Suas o cofinanciamento da Assistência Social, os desafios para o atendimento da população em situação de rua; os desafios na atuação do Suas em situações de calamidades públicas e de emergências, além do papel do Suas em relação a migração.

O Fórum - O Fórum Nacional de Secretários de Estado de Assistência Social (Fonseas) é uma instância de articulação política das Secretarias Estaduais de Assistência Social do Brasil e tem como objetivos discutir, negociar e pactuar sobre as ações da assistência social; avançar e acelerar o processo descentralizado e participativo da assistência social; e consolidar a articulação entre as Secretarias Municipais para melhorar a cobertura e a eficiência das ações, evitando a fragmentação e a dispersão de recursos.

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Texto e foto: Luciane Lemos e Helena Marquardt / Ascom SAS. Foto: Simone Machado.