WhatsApp Image 2024 01 30 at 18.05.18

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família agora tem uma gestão definitiva e equipe completa. O governador Jorginho Mello nomeou como titular da pasta, Maria Helena Zimmermann, que vinha cumprindo a função interinamente desde a saída de Alice Kuerten. Já a assistente social, Luciane dos Passos é a nova secretária adjunta da SAS.

“Com muita alegria recebo essa efetivação como secretária. Saibam que estou aqui para cuidar das pessoas de Santa Catarina. Foi um ano de muita dedicação e pude mostrar minha competência e meu trabalho.  Tivemos vários avanços dentro da Secretaria e na política de Assistência Social em Santa Catarina, como por exemplo, o novo modelo de cofinanciamento que repassa valores aos municípios pelo seu porte e pelos serviços executados”, disse.

Ela citou ainda como principais conquistas o lançamento dos editais do Fundo da Infância e Adolescência e do Fundo Estadual do Idoso. Ao todo são R$ 82 milhões para projetos que podem ser cadastrados por entidades da sociedade civil e órgãos governamentais para atender esses dois públicos. “Também viemos trabalhando fortemente nas capacitações e no atendimento aos municípios, especialmente durante as cheias. Tivemos momentos muito difíceis, mas uma atuação nunca vista antes, acolhendo nos abrigos, garantindo que o alimento chegasse nesse momento de sofrimento que afetou mais de 100 cidades”, completa.

*Conheça mais as secretárias:*

Natural de Rio do Sul, Maria Helena é ex-secretária de Assistência Social e Habitação e vereadora de Rio do Sul. Como secretária de Assistência Social, esteve à frente da maior entrega de casas populares da história da cidade, onde contemplou mais de 428 famílias com casa própria. Foi exemplo no atendimento às famílias atingidas pelas enchentes no município, tendo seu trabalho reconhecido em nível estadual. Como vereadora, trabalhou para a abertura do curso de Medicina na Unidavi, na aprovação da Lei que tornou obrigatória a entrega de medicamentos em domicílio para deficientes e gestantes.

Luciane dos Passos é assistente social de formação, técnica efetiva da SAS desde 2014. Em sua trajetória esteve como técnica na Proteção Social Especial de Média Complexidade, foi coordenadora no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), gerente de Monitoramento e Avaliação, gerente de Gestão do Suas e diretora de Assistência Social. Também já foi conselheira no Conselho Estadual do Idoso, no Conselho Estadual das Populações Afrodescendentes, no Conselho da Pessoa com Deficiência e já foi presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas/SC). Com o reconhecimento de sua trajetória, assumiu em 26 de janeiro de 2024 como secretária adjunta de Assistência Social.

Texto: Helena Marquardt / Ascom SAS - foto: Natália Lisboa / Ascom SAS