WhatsApp-Image-2024-02-28-at-10.03.19.jpeg

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), está participando do II Encontro Estadual de Políticas para as Mulheres, em Curitiba, no Paraná. O objetivo do evento, que segue até a quinta-feira, 29, é promover um debate inclusivo sobre as principais questões que afetam as mulheres em ambientes sociais e políticos. Nesta edição, o tema é o “Fortalecimento da Rede de Proteção e Enfrentamento às Violências contra as Mulheres”.

A secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann, ressalta que o Governo de Santa Catarina é um estado que desenvolve diversas políticas públicas para mulheres e que busca constantemente avanços nessa área. Segundo ela, participar de eventos de outros estados é muito importante, principalmente pela troca de experiências. “Estamos muito felizes de estar aqui no Paraná reafirmando neste evento o compromisso do Governo do Estado com todas as catarinenses e promovendo a articulação com estados vizinhos que tem realidades muito parecidas com a nossa. Essa troca de experiências é muito enriquecedora”, disse.

Na programação estão sendo abordados assuntos como Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência; A Importância de uma Escuta Generosa Quando a Mulher Rompe o Silêncio e Busca Ajuda; A atuação do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência de Londrina; A Atuação do Creas; O papel do SUS na prevenção de mulheres em situação de violência. O público-alvo do Encontro são prefeitos, gestoras municipais e estaduais, técnicos municipais, conselheiras estaduais e instituições relacionadas ao tema.

“Tivemos exposição de práticas dos municípios voltadas às mulheres, oficina de planejamento com a equipe técnica do Ministério das Mulheres e várias outras atividades que podem somar ao trabalho que já desenvolvemos e assim poder avançar ainda mais nas políticas para s mulheres”, completa Maria Helena.

WhatsApp-Image-2024-02-28-at-10.03.59.jpeg

Ações voltadas a mulheres vítimas de violência em SC

Atualmente a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família executa diversas ações voltadas à prevenção e às mulheres vítimas de violência, incluindo atendimento nos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas) e acolhimento institucional realizado nos municípios e custeado com valores repassados pelo Governo do Estado para o cofinanciamento da Alta Complexidade.

Pensando em ampliar a autonomia dessas vítimas de violência e contribuir com a quebra do ciclo de agressões de todos os tipos, atualmente o Estado de Santa Catarina também tem leis que beneficiam diretamente as mulheres vítimas de violência como a Lei nº 18.300, que estabelece a reserva de vagas para mulheres em situação de vulnerabilidade econômica decorrente de violência doméstica e a Lei nº 18.666 sancionada em agosto pelo governador, Jorginho Mello, estabelece 4% das residências de programas de habitação popular para mulheres vítimas de violência.

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Texto e foto: Helena Marquardt / Ascom SAS. Foto: Divulgação/SAS