WhatsApp Image 2024 03 04 at 16.38.56
As Secretarias de Estado da Educação, e Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, lançam na próxima segunda-feira, 11, a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher que visa conscientizar alunos da Rede Estadual sobre o tema por meio de diversas ações pedagógicas.

Com a campanha, o Governo de Santa Catarina quer mostrar que o combate à violência contra a mulher é uma responsabilidade de todos, assegurando que os alunos e alunas conheçam os seus direitos, para exercê-los e saibam orientar quem precisa de proteção. A Semana também vai abordar a importância das vítimas não se calarem diante do ciclo de violência e fazer a denúncia.

A sugestão é que as escolas estaduais promovam ações que envolvam o tema durante a semana de 11 a 18 de março, mas a data da mobilização ficará a critério de cada unidade, podendo inclusive ser estendida por mais tempo.

A secretária adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders, destaca que esse tema precisa sempre ser discutido. “Independente da data ou da semana, precisa estar no currículo de maneira interdisciplinar, uma política pública de Estado. O combate à violência contra a mulher deve começar desde cedo. Por isso, a importância de reforçar o tema ao longo da Semana Escolar. Cada Coordenadoria Regional, a partir da sua realidade e dos indicadores dos tipos de violência de sua região, terá autonomia para buscar a melhor maneira de debater o tema nas nossas escolas”, ressalta.

A secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann, reforça a importância da conscientização das crianças no enfrentamento de situações de violência contra a mulher, afirmando que ao trabalhar o tema desde cedo com os alunos é possível mudar um traço cultural que ainda coloca as mulheres em posições inferiores. “Já evoluímos muito em relação aos direitos da mulher, mas ainda precisamos avançar, especialmente em relação à violência. Essa semana contribui para mostrar aos catarinenses que as mulheres têm o direito de viver sem violência, ter autonomia e suas escolhas respeitadas”, afirma.

Caderno Pedagógico 'Combate à Violência contra a Mulher'

Patrícia explica ainda que a Secretaria de Estado da Educação também elaborou o Caderno Pedagógico 'Combate à Violência contra a Mulher', com o objetivo de auxiliar nas práticas pedagógicas da Semana Escolar”, bem como ao longo do ano letivo, de forma transversal, nas demandas que envolvam esse assunto. A intenção é fornecer aos professores, estudantes e comunidade escolar um material de apoio no qual possam obter informações para estudo, elaboração e planejamento de ações pedagógicas a respeito da temática, subsidiando o pleno cumprimento da Lei Nº 14.164/2021 (art. 2º da Lei Federal nº 14.164/2021) que altera as diretrizes da Educação, inserindo o tema da violência doméstica no currículo escolar.

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Texto: Helena Marquardt/ Ascom SAS e Marina Simões/ Ascom SED.
(48) 3664-0916

Secretaria de Estado da Educação
(48) 3664-0454

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito