WhatsApp_Image_2024-04-12_at_13.39.43.jpeg

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, em parceria com o Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas) e com a Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), apresenta a Política de Assistência Social de Santa Catarina para os novos gestores da Assistência Social. O evento ocorre no dia 25 de abril no período da manhã, no Hotel Internacional, em Florianópolis.

A iniciativa foi baseada na necessidade de informar os gestores, já que muitos secretários municipais da área deixaram os cargos para se candidatar nas eleições deste ano e é fundamental que os novos gestores conheçam toda a Política de Assistência Social.

Entre os temas a serem abordados pela SAS estão o cofinanciamento estadual para os municípios. “ Essa é uma oportunidade de nos aproximarmos ainda mais dos municípios. O Governo do Estado trabalha para aprimorar a Política da Assistência Social, tanto é que aumentou o cofinanciamento, que passou para R$ 60 milhões esse ano ”, disse a secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann.

O novo modelo de cofinanciamento da Assistência Social em Santa Catarina, implantado em 2023, é pioneiro em todo o país e um dos destaques da apresentação. Cada cidade recebe os recursos conforme seu porte e serviços executados. Do montante total do ano passado, cerca de R$ 18 milhões são para a Proteção Social Básica, R$ 8 milhões para a Proteção Social Especial de Média Complexidade, R$ 10 milhões para a Proteção Social Especial de Alta Complexidade, R$ 16 milhões para Benefícios Eventuais e R$ 947 mil para incentivo à gestão.

Os representantes da SAS também vão tratar sobre a gestão da Política de Assistência Social, níveis de proteção social, recursos e controle social, além de apresentação da estrutura da SAS. Já a Fecam e o Coegemas explicarão aos municípios assuntos relacionados à assistência social. Os novos gestores também participam do Seminário Estadual da População em situação de Rua, que está previsto para os dias 25 de abril, a tarde, e no dia 26 de abril durante todo o dia.

Serviço:
O quê? Orientação para novos gestores da Assistência Social
Quando? 25 de abril das 8h às 12h
Onde? Hotel Internacional, localizado na rua Me. Maria Vilac 2020, em Canasvieiras, Florianópolis.

Mais informações:
Jornalista: Luciane Lemos (Assessoria de Comunicação). Arte: Gabriela Nicolini/Ascom SAS
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família