SIPIA SINASE - Sistema de Informação para a Infância e Adolescência do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo

SIPIA SINASE é um Sistema Nacional de Acompanhamento de Medidas Socioeducativas, versão Web Nacional, que propõe a criação de um Sistema de Informação em rede para registro e tratamento de dados referentes a adolescentes em conflito com a lei em cumprimento de medidas socioeducativas.

Tem abrangência nacional, sendo um banco de dados único. Cumpre o papel de ser ferramenta de integração entre as instituições executoras de medidas socioeducativas, Ministério público, varas da infância e juventude, CREAS e demais órgãos das esferas municipal, estadual e federal.

O SIPIA Sinase fundamenta-se no Estatuto da Criança e do (a) Adolescente, no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo SINASE e tem como princípios primordiais:

- Operacionalizar, na base, a política do Estatuto da Criança e do (a) Adolescente e do SINASE, desde o primeiro atendimento, internação provisória, execução e acompanhamento das medidas socioeducativas em meio aberto, semiliberdade, até a internação para adolescentes em conflito com a lei em cumprimento de medida;

- Subsidiar com informações as instâncias das Instituições que executam medidas, Varas da Infância e Juventude, Ministério Público e órgãos competentes nas três esferas de governo para a formulação e gestão de políticas do SINASE.

Como aderir ao SIPIA SINASE meio aberto?

O fluxo para aderir ao SIPIA/SINASE inicia-se com o envio de e-mail para o endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Para que a adesão aconteça é necessário o envio das seguintes documentações:

• Portaria ou decreto de criação do serviço de medida socioeducativa no Município;
  • Portaria nominando os integrantes da equipe que executa as medidas socioeducativas no município;
  • Preenchimento de Formulário intitulado “Ficha cadastral para a Unidade que executa a Medida Socioeducativa”
  • Preenchimento de Formulário intitulado “Ficha cadastral para a Equipe da Medida socioeducativa”

Este formulário deverá ser preenchido individualmente por cada técnico pertencente à equipe.

Os documentos abaixo deverão ser preenchidos (digitados) e encaminhados (em Word) para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

• Ficha cadastral para a Unidade que executa a Medida Socioeducativa – Link
  • Ficha cadastral para a Equipe da Medida socioeducativa – Link
  • Tutorial de como preencher o Sistema SIPIA SINASE - Link
  • Manual de Usuário SINASE - Link

LIVE sobre “Importância do SIPIA SINASE para a qualificação do Sistema Socioeducativo em Meio Aberto”, que ocorreu em 27/05/2020, com duração 2h10min.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=t3Tsvzl2iSg&feature=youtu.be

Debatedoras:

Andréa Lohmeyer Fuchs – Profª Dra. da UFSC.

Michelle Marques Souza – Psicóloga Efetiva da Prefeitura de Itajaí. Coordenadora das Medidas Socioeducativas em Meio Aberto.

Fabíola Andrade Schmitz – Assistente Social. Administradora Estadual do SIPIA SINASE / SDS.

Neylen Bruggemann Bunn Junckes – Assistente Social. Responsável pelas Medidas Socioeducativas em meio aberto / SDS

Para maiores informações contatar a Administradora Estadual do SIPIA SINASE, Fabíola Andrade Schmitz, pelo endereço de e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e telefone (48) 3364 0614.