IMG 4974

A Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres de Santa Catarina, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), está promovendo nos dias 31 de maio, 1 e 2 de junho, no Morro das Pedras, o seminário "Mulheres na política: eleições 2016", com o objetivo de ampliar a representação feminina nas Câmaras de Vereadores e Prefeituras Municipais. Em relação ao espaço ocupado pelas mulheres na política catarinense, nas eleições municipais de 2012, de um total de 295 municípios, foram eleitas apenas 22 prefeitas, 26 vice-prefeitas e 387 vereadoras. Atualmente, o Senado Federal não conta com uma representante catarinense, nem na suplência.

Na cerimônia de abertura do encontro, participaram cerca de 60 mulheres representantes de lideranças partidárias, lideranças de movimentos de mulheres, movimentos feministas e gestoras públicas. O Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Arão Josino, destacou a importância da igualdade de direitos na política. "Não tenho dúvidas que no momento de crise política em que vivemos, nós precisamos se ater à questão de liberdade. E liberdade na política só será possível com a participação efetiva das mulheres".

IMG 4987Para a Coordenadora Estadual da Mulher, Célia Fernandes, o seminário vem para proporcionar às mulheres um melhor estudo e vivência com a política. "Precisamos despertar nas mulheres a vontade de participação efetiva na política e a vivência nos partidos para possamos diminuir a a ausência de mulheres no espaço partidário e no poder político no Brasil. Já para a delegada Patrícia Maria Zimmermann "a mulher só conseguirá seu espaço na hora que tiver mais representatividade. É uma luta difícil, mas é necessária a união para conseguir um objetivo maior".

O seminário, que engloba as questões de gênero, políticas públicas e participação política, está sendo realizado em quatorze municípios brasileiros: Rio Branco (AC), São Paulo (SP), Salvador (BA), Manaus (AM), Recife (PE), Teresina (PI), Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Natal (RN), São Luiz (MA), Florianópolis (SC), Macapá (AP) e Niterói (RJ).