SANDRO IMG 5355 NETSANDRO IMG 5413 NET

O I Encontro Estadual de Educação da Diversidade das Relações Étnico Raciais (EducaERER) finalizou na tarde desta segunda-feira, 13, no Centro Integrado de Cultura (CIC) com a apresentação dos municípios que já realizam o ensino da história e cultura afro-brasileiras e indígenas e da diversidade étnico racial na rede pública de ensino de SC. O objetivo do encontro foi tratar sobre a implantação das leis 10.639/03 e 11.645/08, que falam sobre o assunto.

Entre as escolas que se apresentaram estavam duas unidades de Florianópolis. A Escola Básica Antônio Pascoal Apóstolo falou sobre “Educação para as relações etnicorraciais” e o Núcleo de Educação Infantil do bairro Tapera sobre “ Educação para as relações etnicorracial na educação infantil: possibilidades nas ações pedagógicas”.

“A ideia é que os municípios se inspirem uns no trabalho dos outros. O que é muito importante para que a História seja contada da maneira correta. Grandes municípios do estado já têm a política implantada, mas é preciso avançar. Queremos repetir o encontro todos os anos e ampliar as parcerias”, lembrou o Coordenador Estadual da Igualdade Racial, Sandro Silva.

Além das apresentações dos municípios, houve a mostra fotográfica dos artesãos que trabalham com a cultura afro-brasileira e indígena; além das editoras e outras instituições com foco na diversidade e cultura étnico racial. O evento é uma promoção da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) Social por meio da Coordenadoria Estadual de Igualdade Racial, Conselho Estadual das Populações Afrodescendentes (Cepa) e Conselho das Populações Indígenas (Cepin). São parceiros e co-executores do evento as Coordenadorias de Promoção da Igualdade Racial de Florianópolis, Criciúma, Tubarão, Joinville, Itajaí, Tijucas e os setores*de Educação de Diversidade das Reações Étnico Raciais de São José e o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Jaraguá do Sul.