WhatsApp_Image_2020-08-12_at_19.08.06.jpeg

A secretária de Estado do Desenvolvimento Social, Maria Elisa da Silveira De Caro, foi eleita para representar toda região sul do Brasil no Fórum Nacional dos Secretários de Assistência Social (Fonseas). A eleição da nova diretoria aconteceu nesta terça-feira, dia 11. Já hoje foi dia da 5ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT). Ambos eventos foram realizados em formato virtual.

“O diálogo entre Fonseas, Congemas e Conselho Nacional de Assistência Social, a cada CIT, tem se convertido em construções da política pública de Assistência Social. A convergência do diálogo é fundamental para que possamos ser ouvidos pelo Ministério da Cidadania, que também vem, a cada CIT, se mostrando mais parceiro e disposto a colaborar com os pleitos tanto do Fonseas, quanto do Congemas”, ressalta a secretária Maria Elisa De Caro.

O Fonseas é uma instância de representação dos governos estaduais e Distrito Federal no Sistema Único de Assistência Social - SUAS. e demais espaços de formulação de políticas públicas. A nova gestão tem como presidente eleito, Márcio Honaiser , que é secretário de Desenvolvimento Social do estado do Maranhão.

A reunião da Comissão Intergestora Tripartite teve como principal debate o repasse de recursos ordinários e extraordinários, assim como a situação da assistência social neste momento de pandemia. A CIT é um espaço de articulação e expressão das demandas dos gestores federais, estaduais e municipais, formada pelas três instâncias do Sistema Único de Assistência Social (Suas): a União os estados, representados pelo Fonseas, e os municípios, através do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas).

WhatsApp_Image_2020-08-12_at_19.07.22.jpeg

Informações adicionais à imprensa:

Secretaria de Desenvolvimento Social

Assessoria de Comunicação