5557569f-582f-418c-bf31-090b4caba621.JPG

Uma reunião na tarde desta quarta, 10, entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SDS) e a Organização Internacional para as Migrações (OIM) tratou da realização de ações pertinentes à questão migratória no Estado de Santa Catarina. O trabalho é realizado pela Diretoria de Diretos Humanos da SDS, por meio da Gerência de Política para Igualdade Racial e Imigrantes (GEIRI).

Santa Catarina é destaque no número de migrantes acolhidos por projetos governamentais e da sociedade civil, em grande parte por meio de parcerias com a Organização Internacional para as Migrações (OIM). “A reunião foi bastante informativa e esclarecedora, tendo em vista que o Estado de Santa Catarina recebeu um número significativo de migrantes em decorrência de uma crise humanitária internacional que se intensificou a partir de 2010, e que para estruturar esta política, que é multidisciplinar e transversal é necessária a integração e participação da rede intersetorial”, comentou a gerente .

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) é a principal organização intergovernamental que atua no enfrentamento dos desafios relacionados a migrações humanas. A missão da OIM é promover uma migração humanizada e ordenada, pois parte do princípio de que ela beneficia Migrantes e a sociedade. Para atingir seu objetivo, promove a cooperação internacional em matéria de migrações, auxilia na busca de soluções práticas para os desafios da migração, fornece assistência humanitária para migrantes, e proveem serviços e aconselhamento para governos, organizações não governamentais e migrantes em todo o planeta, incluindo deslocados internos, refugiados e migrantes a trabalho.

O Secretário do Desenvolvimento Social, Claudinei Marques, comentou a seriedade do trabalho da OIM para o e estado de Santa Catarina. "É um trabalho de atenção, o acolhimento de imigrantes em nosso Estado mostra a grandeza de Santa Catarina em ajudar. É algo que não abrimos mão, o de ajudar e fazer com que todos sejam cuidados; além de poder gerar novas oportunidades para eles", disse.

O trabalho da OIM está estruturado em quadro grandes áreas de gestão da imigração: migração e desenvolvimento, facilitação da migração, regulação da migração e endereçamento da migração forçada. Há atividades transversais que incluem a promoção da lei migratória internacional, debates e orientações sobre políticas migratórias, proteção aos direitos de migrantes, saúde de migrantes e a dimensão de gênero nas migrações.

Estavam presentes na reunião, Yssyssay Rodrigues, coordenadora de Projeto da OIM, Carolina Becker,assistente de Projeto da OIM; Michelle Barron Gerente de Programa da OIM, Regina C. da Silva Suenes, Gerência de Políticas para Igualdade Racial e Imigrantes e Karina Gonçalves Euzébio (Diretora de Direitos Humanos).

Texto e foto: Fabiano Peres