WhatsApp_Image_2022-06-23_at_15.30.51.jpeg

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SDS), por meio do setor de Saúde Ocupacional e da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional, inicia nesta quinta, 23 de junho, o projeto Fruta da Quinta. O objetivo é oferecer semanalmente frutas orgânicas provenientes da agricultura familiar aos servidores e colaboradores e apresentar informações nutricionais sobre os alimentos.

“Para estarmos em segurança alimentar e nutricional é preciso pensar e planejar nossas refeições. Muitas vezes os lanches ficam de fora desse planejamento e com o Projeto Fruta da Quinta queremos chamar a atenção dos servidores para que se preocupem em planejar seus lanches com qualidade todos os dias da semana - menos quinta-feira, que agora nós e o RH estamos cuidando com muito carinho. Além do lanche ser frutas orgânicas livre de agrotóxicos e da agricultura familiar, a embalagem do mesmo é a própria casca das frutas, que após consumo será transformada em adubo na nossa horta”, lembra Artur Rancatti, Coordenador de Segurança Alimentar e Nutricional.

WhatsApp_Image_2022-06-23_at_15.05.02_2.jpeg

O projeto é mais uma ação focada na promoção do auto-cuidado dos agentes públicos da SDS. “Percebemos que a depender do volume ou complexidade das demandas de trabalho, os servidores tendem a ignorar o intervalo, deixando de alimentar-se ou consumindo lanches industrializados e de baixo valor nutricional considerados “mais práticos”, que nem sempre correspondem a opções saudáveis”, lembra Juliana Terezinha Martins, do setor de Saúde Ocupacional da SDS.

De acordo com informações do site da Associação Brasileira de Nutrição, apenas 24,1% dos brasileiros ingerem a quantidade de frutas e hortaliças recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A quantidade recomendada é de 400 gramas diários, em cinco ou mais dias da semana. Entre os homens, o percentual verificado pela pesquisa é ainda menor: apenas 19,3% atendem às recomendações. Entre as mulheres, o consumo atinge 28,3% do total.

A oferta semanal de frutas servirá como um lembrete para diversos aspectos da saúde. A iniciativa visa enfatizar a necessidade do direito e da importância de realizar intervalos de descanso durante o expediente de trabalho; sobre os benefícios de consumir frutas diariamente; sobre as vantagens de conhecer a sazonalidade das frutas e legumes; sobre a necessidade de consumir alimentos saudáveis livres de agrotóxicos e pesticidas e sobre a possibilidade de transformar os resíduos orgânicos em compostagem.

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito